Livro sobre 10 anos pós Alca será lançado em Cuba
A Editora Fundação Perseu Abramo lança no dia 20 de novembro, em Cuba, ‘Alca Dez Anos – Fracasso e Alerta a Novas Negociações’
A Editora Fundação Perseu Abramo lança no dia 20 de novembro, em Cuba, ‘Alca Dez Anos – Fracasso e Alerta a Novas Negociações’. O livro é organizado por Gustavo Codas, Kjeld Jakobsen e Rose Spina. Faça aqui o download do livro.
Em 5 de novembro de 2005, em Mar del Plata, Argentina, a Cúpula das Américas reuniu chefes de governo de todos os países do continente – menos Cuba – para encerrar com um estrodonso fracasso as negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), iniciadas mais de dez anos antes.
“Foi a irrupção do ciclo de governos progressistas na região que bloqueou essa iniciativa. No caso brasileiro, a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, e a indicação de Celso Amorim como ministro das Relações Exteriores levaram o governo a colocar os temas do desenvolvimento como balizas em suas negociações comerciais internacionais e abrir a política extirior do país à particpação dos movimentos sociais – antes reservada aos lobbies empresariais”, explicam os organizadores.
Com a publicação, a FPA pretende proporcionar aos leitores e leitoras a compreensão do que foi o projeto Alca, por que fracassou no desenho proposto por seus formuladores e o que ocorreu após sua derrota.
Entre os dias 20 e 22 de novembro, em Cuba, ocorrerá o “Encontro Hemisférico”, durante a Jornada Continental de Luta Anti-Imperialista. Além de Kjeld Jakobsen, diretor da FPA, e Gustavo Codas, coordenador da Área do Conhecimento da Fundação, Carlos Henrique Árabe, da direção nacional do PT, também estará presente.
No dia 05 de novembro, o movimento irá às ruas nos países do continente, no Brasil, os atos estão programados para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.