A Editora Fundação Perseu Abramo lança no dia 20 de novembro, em Cuba, ‘Alca Dez Anos – Fracasso e Alerta a Novas Negociações’

A Editora Fundação Perseu Abramo lança no dia 20 de novembro, em Cuba, ‘Alca Dez Anos – Fracasso e Alerta a Novas Negociações’. O livro é organizado por Gustavo Codas, Kjeld Jakobsen e Rose Spina. Faça aqui o download do livro.

Em 5 de novembro de 2005, em Mar del Plata, Argentina, a Cúpula das Américas reuniu chefes de governo de todos os países do continente – menos Cuba – para encerrar com um estrodonso fracasso as negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), iniciadas mais de dez anos antes.

Livro sobre 10 anos pós Alca será lançado em Cuba

“Foi a irrupção do ciclo de governos progressistas na região que bloqueou essa iniciativa. No caso brasileiro, a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, e a indicação de Celso Amorim como ministro das Relações Exteriores levaram o governo a colocar os temas do desenvolvimento como balizas em suas negociações comerciais internacionais e abrir a política extirior do país à particpação dos movimentos sociais – antes reservada aos lobbies empresariais”, explicam os organizadores.

Com a publicação, a FPA pretende proporcionar aos leitores e leitoras a compreensão do que foi o projeto Alca, por que fracassou no desenho proposto por seus formuladores e o que ocorreu após sua derrota.

Entre os dias 20 e 22 de novembro, em Cuba, ocorrerá o “Encontro Hemisférico”, durante a Jornada Continental de Luta Anti-Imperialista. Além de Kjeld Jakobsen, diretor da FPA, e Gustavo Codas, coordenador da Área do Conhecimento da Fundação, Carlos Henrique Árabe, da direção nacional do PT, também estará presente.

No dia 05 de novembro, o movimento irá às ruas nos países do continente, no Brasil, os atos estão programados para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.