Estatuto da biblioteca afirma como um de seus objetivos “investir no esclarecimento da sociedade”. Espaço conta com acervo doado pela FPA

O Coletivo Estadual de Formação Política, em parceria com a Secretaria de Formação do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) do Pará inaugurou no dia 5 de novembro a Biblioteca Isa Cunha. Provisoriamente instalada na sala da Secretaria de Formação Política, a biblioteca conta com acervo doado pela Fundação Perseu Abramo (FPA).

Fátima Cleide, diretora da FPA e representante da fundação na inauguração, conta que “foi uma cerimônia simples mas permeada de muita energia e alegria. Todos estavam muito agradecidos à FPA pela doação dos livros, o que tornou possível organizar aquela pequena mas muito importante biblioteca”. Segundo ela, a biblioteca já tem duas estagiárias responsáveis por ajudar a administrar e organizar tanto o espaço quanto o acervo.

O estatuto da biblioteca afirma como um de seus objetivos “investir no esclarecimento da sociedade com informações sobre a igualdade de gênero, combate ao racismo, defesa dos direitos humanos; sobre a história das sociedades, do Brasil, dos países e continentes; informações sobre as políticas econômicas e sociais, pedagogia, arte e cultura, filosofia, literatura, economia, sociologia, geografia, ecologia, meio ambiente; dados estatísticos sobre o país e o mundo”.

Homenagem
Isabel Marques Tavares da Cunha – ou “Isa Cunha” – foi historiadora, feminista e uma das fundadoras da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e do Movimento de Mulheres da Cidade e do Campo. Militante histórica da luta das mulheres no Pará, Isa faleceu em 2003, deixando, contudo, um enorme legado de luta e exemplo.