Cepal: redução da pobreza parou em 2012 e a pobreza extrema tem leve tendência de crescimento na América Latina e Caribe
Ano 3 – nº 237 – 4 de novembro de 2015
Cepal: redobrar esforços para continuar avançando
Relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) mostra que essas regiões avançaram em desenvolvimento social na última década, mas o caminho pela frente continua longo, especialmente em um contexto de desaceleração econômica: conclama-se a redobrar esforços para acabar com a pobreza e reduzir a desigualdade. O relatório aponta que será necessário garantir os avanços em desenvolvimento social e não adiar novas medidas para áreas em que o progresso foi insuficiente. O tema está sendo discutido na “Conferencia Regional sobre Desarrollo Social de América Latina y el Caribe”, que ocorre essa semana em Lima, Peru.
Segundo o relatório, a redução da pobreza parou em 2012 e a pobreza extrema tem leve tendência de crescimento na região, conjugada ao fato de que continuamos sendo a região mais desigual do mundo em termos de distribuição de renda. Além disso, os dados indicam que somente 49,1% da população da região estariam fora de situações de pobreza, pobreza extrema ou vulnerabilidade à pobreza. O gráfico abaixo, retirado do relatório, mostra a evolução da pobreza e pobreza extrema desde 1980 na região, em números absolutos e porcentagens.
América Latina: evolução da pobreza e da pobreza extrema (indigência) 1980-2014
Ainda, segundo cálculos da Cepal, a renda do trabalho corresponde a 80% do rendimento total dos domicílios, 74% do rendimento de domicílios em situação de pobreza e 64% dos em situação de pobreza extrema. Também, estima-se que 18,9% do total de pessoas ocupadas na região recebem rendimentos abaixo da linha da pobreza. Tais números mostram que parte significativa das pessoas em situação de pobreza e pobreza extrema está inserido no mercado de trabalho, mas seu rendimento é insuficiente.
Para ler mais:
Desarrollo social inclusivo: una nueva generación de políticas para superar la pobreza y reducir la desigualdad en América Latina y el Caribe leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.