Ciclo propõe pensar e discutir um agenda para o campo e tem início em 27/10, às 10h, com transmissão ao vivo pela tevêFPA

Em uma nova parceria, a Fundação Perseu Abramo (FPA) e a Fundação Friedrich Ebert Stiftung (FES) promovem o ciclo de debates Uma Agenda Democrática para o Brasil Rural. As sessões ocorrem no auditório da FPA, com transmissão ao vivo pela tevêFPA (http://novo.fpabramo.org.br/).

 

 

O ato de lançamento, seguido do primeiro debate, acontece em 27 de outubro, às 10h. A sessão inaugural trata dos sistemas agroalimentares, seus efeitos sobre o desenvolvimento rural sustentável e contará com a presença de Renato Maluf, Arnoldo de Campos, Elvio Motta e Alessandra da Costa Lunas, esta última, com participação via Skipe.

Renato Maluf é professor do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) e integrante do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Ceresan), ambos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Arnoldo de Campos é secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Alessandra da Costa Lunas coordena a secretaria de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e Elvio Motta é da Fetagri de São Paulo.

Próxima sessão

Em 23 de novembro, deve acontecer a segunda sessão de debates, com a presença de Patrus Ananis, ministro do Desenvolvimento Agrário e ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, cargo que foi responsável pela implementação de inúmeros programas, dentre eles o Bolsa Família. A exposição terá como tema as referências para uma agenda democrática para o Brasil Rural.

O ciclo

A persistência das crises econômica e ambiental tem exigido que os diversos povos repensem os padrões de produção e consumo, estimulando uma retomada – em novas bases – do debate sobre o desenvolvimento das nações. O reconhecimento dos efeitos das mudanças climáticas têm pressionado os países a assumirem novos compromissos internacionais e a criarem as condições para o desenvolvimento sustentável, abarcando ao mesmo tempo as dimensões econômica, social e ambiental.

Pensando em contribuir com a pauta que este contexto impõe, FPA e FES decidiram promover o ciclo de debates Uma Agenda Democrática para o Brasil Rural, que enfrenta o desafio de pensar a transformação do meio rural brasileiro em um espaço de qualidade de vida e de produção sustentável, integrado e parte ativa da construção de uma nação mais justa e mais democrática.

As sessões ocorrem na sede da Fundação Perseu Abramo com um público fixo presencial, formado por representantes de movimentos sociais, organizações não governamentais, acadêmicos e outros convidados. Todos os debates terão transmissão ao vivo pela tevêFPA.

Serviço

Ato de lançamento do ciclo de debates Uma Agenda Democrática para o Brasil Rural e primeira sessão, com o tema “Sistemas Agroalimentares e seus Efeitos sobre o Desenvolvimento Rural Sustentável”

Dia 27 de outubro, às 10h

Auditório da Fundação Perseu Abramo

Transmissão ao vivo tevêFPA

Saiba mais

– Novo Ciclo de Debates FPA/FES aborda o tema Democracia

– Nova polícia e a democracia foi o tema do Ciclo de Debates FPA/FES

– FPA e FES debatem inovação nos países emergentes

– Parceria entre FPA, FES e Carta Maior produz seu primeiro livro

`