90.497 estabelecimentos agropecuários são considerados produtores orgânicos, representando 1,8% do total
Ano 3 – nº 227 – 09 de outubro de 2015
Consumo de alimentos orgânicos no Brasil
Artigo publicado na revista Ciência e Saúde Coletiva mostra que a procura por produtos orgânicos tem aumentado muito tanto no mercado externo quanto no Brasil, em contraposição aos transgênicos e aos alimentos com uso de agrotóxicos.
Segundo o estudo, 90.497 estabelecimentos agropecuários no Brasil são considerados produtores orgânicos, representando 1,8% do total, sendo que 90% dos produtores de orgânicos são pequenos e médios produtores e, destes, 70% são agricultores familiares.
Os autores do artigo entrevistam consumidores de orgânicos em feiras agroecológicas no município de Pelotas (RS) e mostram que ainda predominavam consumidores com nível superior, mas há expressivo crescimento de consumidores com ensino fundamental e renda menor. O perfil dos consumidores que frequentavam as feiras orgânicas, segundo o estudo, era de praticantes de atividade física, que não realizam refeições fora do lar e possuíam o hábito de preparar suas próprias comidas. A maioria dos frequentadores não possuía diagnóstico de doença que exigisse cuidados dietéticos..
Para ler mais:
Mudança no perfil sociodemográfico de consumidores de produtos orgânicos leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.