Artigo aponta que Emenda Constitucional 86 e a Lei nº 13.097 abalam fundamento políticos e econômicos do SUS
Ano 3 – nº 223 – 01 de outubro de 2015
Saúde: pressões para atender interesses privados
Artigo recentemente publicado na revista Cadernos de Saúde Pública, de autoria de Mário Scheffer, aponta que os fundamentos políticos e econômicos do Sistema Único de Saúde (SUS) foram abalados no início de 2015, com a aprovação da Emenda Constitucional 86, que cristaliza o subfinanciamento do SUS, e da Lei nº 13.097, que por sua vez permite a participação de empresas e do capital estrangeiro nas ações e cuidados à saúde. Combinadas, as medidas apontadas devem impulsionar a privatização na saúde, seja com a transferência das funções e responsabilidades do setor público para o setor privado, seja com o governo tomando decisões políticas que encorajam ativamente o crescimento da participação privada na saúde.
Segundo o autor, essas medidas se tratam de vitória da coalizão de interesses de hospitais privados, empresas farmacêuticas e operadoras de planos de saúde que pretendem ampliar a participação do setor privado na formulação das políticas nacionais de saúde, expandir o mercado privado e obter desonerações e reduções tributárias.
O tema se torna ainda mais premente com a recente reforma ministerial e o receio de que a saúde fique ainda mais exposta aos ataques dos interesses privados. Em outros artigos, o autor também relaciona o financiamento de campanha de políticos nas eleições de 2010 por parte de grupos privados da área da saúde e a defesa de seus interesses, o que reforçaria a possibilidade de aprovar leis benéficas a esse setor, como as apontadas pelo autor.
Para ler mais:
O capital estrangeiro e a privatização do sistema de saúde brasileiro leia mais
O financiamento de campanhas pelos planos e seguros de saúde nas eleições de 2010 leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.