América Latina e o Caribe foram as únicas regiões que diminuíram pela metade o número de pessoas afetadas pela fome desde 1990
Ano 3 – nº 222 – 30 de setembro de 2015
FAO: desafios persistem, mas América Latina avança contra a fome
Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a América Latina e o Caribe foram as únicas regiões que diminuíram pela metade o número de pessoas afetadas pela fome desde 1990, sendo consideradas modelo da aplicação de políticas de combate à fome, apesar de ainda existirem grandes desafios quanto a este quesito na região. Segundo a própria FAO, no mundo inteiro 800 milhões de pessoas aproximadamente ainda têm desnutrição crônica.
Recente relatório da FAO também mostra que em 2015 foram implementadas na América Latina e Caribe diversas políticas públicas para melhorar a renda da população mais vulnerável, em especial com a redução do desemprego e informalidade, especialmente para os jovens, mas por outro lado também políticas de financiamento e assistência técnica para o pequeno produtor. Tais políticas tiveram importante impacto na redução da fome, mas o mesmo relatório aponta que tanto o baixo crescimento da região quanto a alta dos preços dos alimentos acima da inflação geral na região pode ser um risco para as melhorias sociais.
É importante ainda lembrar que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados na semana passada por mais de 150 líderes de países em reunião do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e válidos até 2030, tratam como problema central a persistência da fome e o papel da agricultura.
Para ler mais:
World’s 2030 goals put hunger and agriculture at the center of global policy leia mais
FAO Director-General encourages young people to be the Zero Hunger Generation leia mais
World leaders adopt Sustainable Development Goals leia mais
Boletín de la seguridad alimentaria y nutricional leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.