Relatório traz panorama do emprego e desafios de trabalho decente de acordo com a estrutura das unidades produtivas na AL e Caribe
Ano 3 – nº 217 – 16 de setembro de 2015
OIT: importância das micro e pequenas empresas na América Latina e Caribe
Relatório apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) oferece um panorama do emprego e dos desafios de trabalho decente de acordo com a estrutura das unidades produtivas na América Latina e Caribe. De acordo com os dados deste documento, as micro e pequenas empresas são majoritárias na região: do total de 11 milhões de empresas, estas respondem por mais de 10 milhões e geram 46,6% dos empregos na região (microempresas geram 27,8% do emprego e pequenas empresas 18,8%), sendo que as grandes empresas geram menos de 17% dos empregos. O gráfico abaixo, retirado do texto, em espanhol, mostra a evolução do emprego na região de acordo com a estrutura das unidades produtivas, ou seja, por conta própria, microempresa, pequena empresa, empresa média, grande empresa e serviço doméstico.
América Latina: Estrutura do emprego por tamanho de empresa em 2003, 2008 e 2013
Fonte: OIT, 2015
Por outro lado, nas micro/pequenas empresas há maior porcentagem de trabalho informal: na região, apenas 32% dos trabalhadores de microempresas têm seguro de saúde, contra 86% nas pequenas empresas e 90% nas grandes empresas, segundo o documento. Há também diferenças significativas no nível educacional, com os níveis maiores de escolaridade sendo encontrados nas grandes empresas, bem como menores níveis de produtividade nas micro e pequenas empresas.
Segundo o documento, micro e pequenos empresários apontam como os maiores desafios para o crescimento de suas empresas o acesso a financiamento e a concorrência do setor informal.
Para ler mais:
Panorama Temático Laboral – Pequeñas empresas, grandes brechas leia mais
Micro e pequenas empresas são a chave para melhorar o emprego e transformar a produtividade da América Latina e do Caribe leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.