No primeiro semestre, a maior parte das negociações conquistou reajustes acima da inflação
Ano 3 – nº 211 – 31 de agosto de 2015
Dieese: queda da proporção dos reajustes com ganho real no primeiro semestre
No primeiro semestre de 2015, a maior parte das negociações analisadas pelo Sistema de Acompanhamento de Salários do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (SAS-Dieese) conquistou reajustes salariais acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC-IBGE). No entanto, os dados mostram uma sensível diminuição na proporção dos reajustes com ganho real frente ao observado nas mesmas categorias nos últimos oito anos: o aumento real médio também caiu e apresentou o menor valor desde 2008 (0,51%), como detalha o gráfico abaixo. Segundo o Dieese, resultados como o do primeiro semestre de 2015 não eram observados desde 2004; por outro lado, os resultados de 2015 são melhores do que os registrados entre 1996 e 2003.
Distribuição dos reajustes salariais e valor do aumento real médio em comparação com o INPC – IBGE (2008 – 2015)
Fonte: Dieese, 2015
Em termos regionais, o maior aumento real médio foi observado no Nordeste e o pior no Centro-Oeste. E as convenções coletivas obtiveram melhores resultados do que os acordos coletivos. Os dados mostram, ainda, que a piora no desempenho das negociações salariais não foi homogênea entre os setores econômicos: a indústria foi o setor que apresentou os piores resultados.
Segundo o Dieese, a dificuldade para a conquista de aumentos reais pode ser explicada pela elevação da inflação, pelo aumento das taxas de desemprego prognósticos negativos para o desempenho da economia nos próximos meses, que levam algumas categorias profissionais a deixar em segundo plano a luta salarial e adotar como prioridade a defesa do emprego.
Para ler mais:
Balanço das negociações dos reajustes salariais do 1º semestre de 2015 leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.