Artigo de Pierre Salama publicado na última edição da revista Nueva Sociedad discute a redução da desigualdade na AL
Ano 3 – nº 210 – 28 de agosto de 2015
PNAD e Receita Federal: Discussão sobre a desigualdade no Brasil
Artigo de Pierre Salama publicado na última edição (258) da revista Nueva Sociedad discute a redução da desigualdade na América Latina. Em especial, o autor trata da redução no Brasil nos últimos anos e incorpora as recentes discussões a partir dos dados da Receita Federal: até agora, a maioria dos estudos sobre desigualdade no Brasil utilizavam como dados pesquisas como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que subestimam os rendimentos dos mais ricos e principalmente a renda da propriedade do capital. Análises a partir da Pnad vinham consistentemente mostrando a queda da desigualdade da renda do trabalho no Brasil nos últimos anos.
O uso dos dados da Receita Federal, no entanto, permite o acesso a informações mais precisas sobre a renda no Brasil: para Salama, a desigualdade de renda no Brasil seria muito maior que a anunciada anteriormente e, na verdade, a participação das camadas mais ricas da sociedade teria aumentado nos últimos anos.
O autor mostra que a participação dos estratos mais ricos da sociedade brasileira é maior que a indicada pela Pnad: por exemplo, a relação entre a renda média do 0,1% e 1% mais ricos da sociedade alcançam 43,2 vezes se utilizados os dados da Receita Federal, mas alcançam 24,2, segundo os dados da Pnad, ou seja, segundo o autor, há um subdimensionamento da renda das camadas mais altas por parte da pesquisa domiciliar.
Novos estudos têm sido feitos sobre a questão, utilizando os dados da Receita Federal, tanto na Universidade de Brasília quanto no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que prometem revolucionar a forma como entendemos desigualdade social no Brasil, bem como a brutal desigualdade tributária brasileira.
Para ler mais:
¿Se redujo la desigualdad en América Latina? leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.