Eduardo Suplicy e Ivana Bentes abrem a série de encontros que vão até dezembro de 2015, em Fortaleza. Acompanhe online aqui

Democracia é um valor fundamental para o Brasil e para todas as nações do mundo. Dessa forma, a Fundação Perseu Abramo (FPA), em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Centro Cultural Dragão do Mar, o Governo do Estado do Ceará e a tevê pública do Ceará, promovem o Fórum do Pensamento Crítico – Edição Fortaleza, a partir do dia 3 de setembro de 2015. As atividades estão programadas para ocorrer até dezembro, sempre na última quinta-feira de cada mês.

O Fórum do Pensamento Crítico terá como tema ‘O sonho não acabou – É possível uma sociedade mais justa?’. E o objetivo é debater quais são as perspectivas da esquerda para o Brasil e para o mundo. Quais são esses novos rumos?

Ceará recebe edição do Fórum do Pensamento Crítico
Para debater todas estas questões, a abertura contará com as participações de Eduardo Suplicy, secretário de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, e Ivana Bentes, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

A FPA acredita que a promoção do Fórum do Pensamento Crítico é espaço e momento de relevante oportunidade para a concretização de análises e debates mais profundos sobre o Brasil e os caminhos da esquerda e da democracia.

O palco de debates será o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com acesso gratuito e aberto ao público (cerca de 300 pessoas por edição). Haverá transmissão on line e pela tevêFPA e tevê pública do Ceará. A entrada é gratuita.

O Fórum
O Fórum do Pensamento Crítico foi criado e organizado por três edições pela Fundação Pedro Calmon, da Secretaria de Cultura do governo da Bahia. Nas duas últimas edições, em Salvador, teve a parceria da Fundação Perseu Abramo, que fez a transmissão pela tevêFPA dos debates e indicou nomes para as mesas.

O Fórum foi criado com o objetivo de colocar em discussão pública, de modo amplo e democrático, temas fundamentais da atualidade, buscando colaborar com o processo de transformação no plano específico das ideias.

O Fórum, em sua edição de 2012, priorizou a temática “Cultura e cidade”. Em 2013, o tema escolhido foi “Cultura e transformação da sociedade”. Em 2014 o tema foi “Autoritarismo e Democracia no Brasil e na Bahia 1964-2014”

As edições realizadas em Salvador (BA) tiveram presenças como a de Marilena Chauí, Emir Sader, Marcio Pochmann, Emiliano José e Valdir Pires, entre outros expoentes da intelectualidade brasileira.

As edições em Salvador tiveram como tradição unir palestras, mostra de filmes e documentários, exposição de fotos e lançamentos de livros, sempre com temas voltados à promoção de reflexões e discussões.

Serviço
Fórum do Pensamento Crítico
Dia 3 de setembro, 19 horas
Anfiteatro do Centro Dragão do Mar
Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Transmissão ao vivo: tevêFPA e Tevê Pública do Ceará

Saiba mais
– III Fórum do Pensamento Crítico debate 50 anos do Golpe Civil-Militar de 1964, em Salvador
– Fórum do Pensamento Crítico debate Cultura e transformação social em Salvador
– Fundação Perseu Abramo estará no Fórum do Pensamento Crítico, em Salvador (BA)