América do Sul terá um decrescimento de 0,4%, enquanto a América Central e o México crescerão 2,8%, e o Caribe 1,7%
Ano 3 – nº 199 – 03 de agosto de 2015
Cepal: América Latina e Caribe crescerão 0,5% em 2015
Segundo estudo da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), a região da América Latina e Caribe crescerá somente 0,5% no ano de 2015. Apesar de a desaceleração ser generalizada na região, há comportamentos diferentes entre sub-regiões e países: a América do Sul terá um decrescimento de 0,4% (puxado pelo decrescimento de 5,5% da Venezuela e de 1,5% do Brasil), enquanto a América Central e o México crescerão 2,8% e o Caribe 1,7%, conforme mostra o gráfico abaixo, retirado do estudo.
América Latina e Caribe: taxa de variação do PIB, 2015 (em porcentagens, em dólares constantes de 2010)
Fonte: Cepal, 2015
O estudo também mostra que a região foi de um crescimento superior a 6% em 2010 a um crescimento projetado de 0,5% em 2015. Como fatores explicativos da desaceleração, o estudo aponta por exemplo o lento crescimento da economia mundial, bem como a contração do investimento e do consumo na própria região, o que reduz a demanda interna. O estudo aponta também que o menor crescimento terá um impacto negativo no emprego: a taxa de desemprego aumentará para 6,5% (contra 6% em 2014).
A Cepal destaca que a capacidade que os países da região têm para acelerar o crescimento depende do espaço existente para a aplicação de políticas anticíclicas. Ainda, sobre o Brasil, o estudo comenta que em 2015 a política econômica deixou de atuar de maneira anticíclica para estimular o crescimento, padrão que tinha assumido desde 2009.
O baixo crescimento da região para 2015 – e em especial a contração da economia brasileira – colocam obstáculos para melhorias nos índices do mercado de trabalho, desigualdade e pobreza.
Para ler mais:
América Latina y el Caribe crecerá solo 0,5% en 2015 leia mais
Estudio Económico de América Latina y el Caribe 2015 leia mais
Estudio Económico de América Latina y el Caribe ▪ 2015 – Brasil leia mais
Presentación de Alicia Bárcena, Secretaria Ejecutiva de la CEPAL leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.