Foro de São Paulo discute, na Cidade do México, futuro dos governos de esquerda
Pela quarta vez, capital mexicana é anfitriã do encontro, que completa 25 anos e reúne, nesta edição, representantes de 23 países
No dia 30 de julho, dentro da programação do 25º encontro do Fóro São Paulo, na cidade do México, foi realizado o 5º seminário de balanço dos governos progressistas e de esquerda e da contraofensiva imperial.
Entre os participantes, representando várias regiões e governos da América Latina, estiveram Iole Ilíada, vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo (FPA), e Monica Valente, secretária de Relações Internacionais do PT.
Segundo Iole Ilíada, “o seminário foi realizado em um momento muito especial para nossa região. As forças de esquerda seguem governando grande parte dos países, tendo inclusive vencido, no ano passado, as quatro importantes eleições realizadas (no Uruguai, na Bolívia, em El Salvador e no Brasil).”
Para Ilíada, no entanto, “em todos esses países o avanço de nossos projetos de transformação econômica e social está sob ameaça das forças conservadoras e neoliberais, que usam de todos os meios anti-democráticos para tentar alcançar aquilo que não conseguiram nas urnas: nos derrotar e nos tirar dos governos. Daí a importância, no momento em que o FSP completa 25 anos de existência, da contribuição feita pelos expositores do seminário e pela qualificada plateia de dirigentes e parlamentares que lotou o auditório”.
“As análises apontaram não só os aspectos nacionais e regionais dessa contraofensiva da direita, como também as tarefas que devem ser enfrentadas pelos governos de modo a seguir avançando com os projetos progressistas e com a integração regional. Esta é, sem dúvida, a melhor maneira de enfrentar as tentativas de restauração conservadora na América Latina”, contou Iole.
O FSP segue reunido até o dia 2 julho, com debates e oficinas sobre projeto político e econômico para a América Latina, direitos humanos, povos indígenas, encontros de parlamentares e de autoridades locais, entre outros. Veja aqui a íntegra da programação.
Saiba mais:
– Vigésima primeira edição do Foro de São Paulo começa na Cidade do México
– Bolívia recebe 20ª edição do Foro de São Paulo
– Seminário discute governos progressistas e de esquerda no XX Foro de São Paulo
– Por uma integração latino-americana social, política e econômica
Fotos: Equipe Foro São Paulo