Estudo sobre a jornada de trabalho no setor da saúde foi apresentado em Congresso, em Genebra

FPA Informa - Política Social 193

FPA Informa - Política Social 193
Ano 3 – nº 193 – 17 de julho de 2015

Brasil: jornada de trabalho na saúde

Estudo apresentado por Ana Luíza Matos de Oliveira no último congresso da rede Regulating for Decent Work (Conferência da Rede de Regulação para o Trabalho Decente, na tradução livre), em Genebra (Suíça), tratou sobre a jornada de trabalho no setor da saúde no Brasil. A autora, após entrevistas e grupos focais com mais de 190 profissionais, especialistas e informantes por todo o país, encontrou os seguintes arranjos aplicados no setor da saúde no Brasil, para profissionais selecionados:

FPA Informa - Política Social 193

A autora aponta que os trabalhadores da área da saúde estão mais propensos que outros profissionais a problemas psicológicos, musculares, cardiológicos, metabólicos, entre outros, devido às longas jornadas de trabalho e em horários não convencionais, que afetam também a vida familiar, o tempo de lazer dos profissionais e também a relação com os pacientes.

O estudo ainda aponta que, devido à característica dos múltiplos vínculos na área da saúde, é difícil medir as horas efetivamente trabalhadas pelos profissionais da saúde, mas que a jornada nesse setor tende a ser mais alta que no resto do mercado de trabalho brasileiro.

Uma das recomendações do estudo é de que haja maior atenção quanto à regulação da jornada de trabalho na saúde, para a segurança dos trabalhadores e também dos pacientes. A autora ainda aponta a necessidade de aumentar a quantidade de profissionais da saúde no país, fortalecer o papel dos sindicatos, considerar as responsabilidades familiares de muitos dos trabalhadores (dado que grande parte destes é mulher), fornecer apoio psicológico para os trabalhadores e garantir um ambiente de trabalho seguro.

Para ler mais:

Brazil: Case study on working time organization and its effects in the health services sector HYPERLINK
leia mais

Brazil: Case study on working time organization and its effects in the health services sector (Presentation)
leia mais

 
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 
FPA Informa - Política Social 193
 
FPA Informa - Política Social 193
 
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338
Agência FPA: Imprensa – [email protected]
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui