Queda no varejo: resultado superou a previsão dos analistas; sete das dez atividades pesquisadas trazem números negativos
Ano 3 – nº 292 – 15 de julho de 2015
ECONOMIA NACIONAL
Queda das vendas no varejo em maio deve aprofundar baixa do PIB: Em maio, as vendas no comércio varejista brasileiro apresentaram a quarta queda consecutiva, recuando 0,9% na comparação com o mês imediatamente anterior. O resultado superou a previsão média dos analistas, que esperavam uma queda de apenas 0,1%, com sete das dez atividades pesquisadas apresentando números negativos. Com este resultado, as vendas no varejo acumulam queda de 2% no ano e 0,5% nos últimos 12 meses, revertendo a tendência de crescimento verificada nos últimos anos. A receita nominal do setor varejista, no entanto, se manteve estável na comparação mensal, mantendo ainda um aumento nominal de 4,1% no ano e 5,7% no acumulado de 12 meses. Já o varejo ampliado, que inclui a venda de automóveis, motos e autopeças, apresentou queda de 1,8%, acumulando 9% de retração apenas em 2015 e 5% no indicador acumulado em 12 meses. No caso do varejo ampliado, a queda das vendas veio acompanhada de uma queda da receita nominal do setor, que apresentou retração de 0,9% na comparação mensal e 0,8% no acumulado de 12 meses.
Comentário: A desaceleração do consumo das famílias é generalizada, atingindo quase a totalidade dos setores comerciais, incluindo supermercados e mais fortemente o setor de bens duráveis. As causas para esta queda são conhecidas: aumento do desemprego, da incerteza, queda da renda, da confiança e do crédito. Este conjunto de fatores fez com que o último motor que empurrava a economia nacional rumo ao crescimento fosse desligado, após os motores do setor externo e dos investimentos já terem sido abalados e desligados nos anos anteriores. Com essa queda forte, certamente o PIB do segundo trimestre do ano deverá se manter no campo negativo, possivelmente apresentando um quadro ainda mais recessivo do que o vislumbrado no primeiro trimestre. Dados do Serasa apontam para queda mensal do PIB de 0,8% em maio, que devem ser confirmados esta semana com a divulgação do IBC-Br pelo Banco Central. Independentemente do tamanho da recessão do segundo trimestre, o fato realmente preocupante é que não parece haver nenhum dado importante que aponte para a retomada do crescimento, do investimento e do consumo ainda em 2015. A mudança na política econômica rumo a um caminho de austeridade fiscal e monetária parece não ter ainda alcançado seu objetivo de recuperar as expectativas, nos legando por hora apenas os efeitos recessivos dos ajustes.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
PIB – China
0h
NBS
Produção Industrial/EUA
10h15
Sec. de comércio
Livro Bege/EUA
9h30
FED
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338 Agência FPA: Imprensa – [email protected]
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.