Artigo da revista ‘Notas de Población’, editado pela Cepal, analisa a queda de fecundidade em diferentes classes sociais no Brasil
Ano 3 – nº 188 – 08 de julho de 2015
Fecundidade no Brasil: análise sobre diferenças entre classes sociais
Artigo de Nathalie Reis Itaboraí – publicado na última revista Notas de Población, editado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) – analisa a queda de fecundidade em diferentes classes sociais no Brasil e o papel da maternidade na vida da mulher brasileira. O artigo mostra que as mudanças demográficas, mesmo dentro de um mesmo país, apresentam diferenciações segundo classes sociais (definidas a partir de critérios ocupacionais).
Assim, utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e da Pesquisa Padrões de Vida (PPV) de 1996, a autora analisa as taxas de fecundidade total e por classe social no país, como pode ser visto pela tabela abaixo:
Os mesmos dados estão dispostos no gráfico abaixo, que mostram queda e convergência das taxas de fecundidade ao longo das últimas décadas.
Além de diferenças nas taxas de fecundidade, o estudo também mostra diferenciações por classes para mulheres no momento de entrada à maternidade, sua relação com a escolaridade e tempo dedicado ao trabalho doméstico: segundo o estudo, por exemplo, a diferença entre a idade média do início da vida reprodutiva das mulheres da classe mais baixa e da mais alta segundo definido pelo estudo é de em torno de cinco anos.
Para ler mais:
Las desigualdades de clase en el comportamiento reproductivo en el Brasil: democratización incompleta y paradojas de la fecundidad juvenil leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.