As estimativas da pesquisa mostram que o contingente de pessoas de 10 anos ou mais de idade que tinham telefone celular em 2013 era de 130,2 milhões
Ano 3 – nº 183 – 26 de junho de 2015
IBGE: posse de telefone móvel celular para uso pessoal
Publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os principais indicadores sobre a utilização da internet, a posse de telefone móvel celular para uso pessoal e o acesso ao sinal digital de televisão aberta no Brasil, obtidos a partir das informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013.
As estimativas da pesquisa mostram que o contingente de pessoas de 10 anos ou mais de idade que tinham telefone móvel celular para uso pessoal era de 130,2 milhões, o que correspondia a 75,2% da população do País nessa faixa de idade. Em relação a 2005, esse contingente aumentou 131,4%. Os percentuais de acesso ao celular foram maiores também, segundo os dados, no meio urbano (80%) que no meio rural (47,9%).
Em 2013, a unidade da federação com o maior percentual de pessoas com telefone celular era o Distrito Federal (89,4%), seguido por Mato Grosso do Sul (83,5%) e Goiás (83,4%). Já os menores percentuais, como mostra o gráfico abaixo, se encontravam no Maranhão (52,3%) e no Piauí (62,6%) e o maior aumento da posse desse equipamento, entre 2005 e 2013, ocorreu em Tocantins, Paraíba, Bahia, Piauí e Roraima.
Percentual de pessoas que tinham telefone móvel celular para uso pessoal na população de 10 anos ou mais de idade, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação, 2005 – 2013
O percentual de pessoas com telefone móvel celular também variou de acordo com a posição na ocupação e categoria do emprego no trabalho principal: por exemplo, 54,3% dos trabalhadores não remunerados ou 42,7% dos trabalhadores na produção para o próprio consumo ou construção para próprio uso possuíam telefone móvel celular, enquanto 95,1% dos empregadores ou 90,3% dos empregados o possuíam.
O acesso a esse bem também variou de acordo com a renda: segundo dados do estudo, quanto maior a renda, maior foi a porcentagem encontrada de pessoas que possuíam celular para uso pessoal.
Os dados do estudo quanto ao acesso ao celular mostram portanto grandes aumentos no acesso a esse bem desde 2005. No entanto, os dados mostram também que diferenciações regionais, de renda e quanto ao mercado de trabalho se refletem nas taxas de acesso ao telefone móvel celular
Para ler mais:
Acesso à internet e televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2013 leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.