Uma nova edição da trilogia “A Era Vargas” do jornalista e escritor José Augusto Ribeiro vai ser lançada no próximo dia 6 de julho no Centro de São Paulo, após ser reimpressa pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) em parceria com o autor, com coquetel e noite de autógrafos em evento dirigido para mais de 400 lideranças sindicais de todo o país. A edição especial se destina aos sindicalistas filiados a CSB.

Antes, no decorrer do dia, a CSB promoverá  seminário de formação política com temas da atualidade brasileira especialmente o ataque do senador José Serra (PSDB) e das petrolíferas estrangeiras à Lei da Partilha com o objetivo de retirar da Petrobras não só os 30% de todo petróleo que venha a ser extraído do pré-sal; como impedir que a empresa criada por Getúlio Vargas  em 1953 continue a ocupar a posição  de operadora única nos consórcios de exploração do pré-sal – estratégica para a defesa dos interesses do Brasil.

No convite para o evento, a CSB destaca que “no momento em que o País passa por ataque do capital especulativo internacional, onde a Petrobrás é  alvo de uma tentativa de subtração de seu patrimônio, sobretudo por parte do cartel petrolífero externo, consideramos fundamental resgatar a figura do Presidente Vargas, mostrando às novas gerações que a História se repete, mudando apenas os personagens”.

A CSB está convidando para participar do evento o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que sancionou a Lei da Partilha depois de dois anos de estudos após a descoberta do pré-sal em 2006 e mais 15 meses de debates dentro do Congresso Nacional;  o atual ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT); o senador Roberto Requião (PMDB), defensor intransigente da Lei da Partilha; o ministro Aldo Rabelo, do PC do B que para falar sobre José Bonifácio, o Patriarca da Independência,; o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi; os economistas Luiz Gonzaga Belluzo e Adriano Benayon;  e  José Augusto Ribeiro,  autor do “Era Vargas”, entre outros.

O seminário e o lançamento do livro, no dia 6, será seguido no dia seguinte  da reunião dos sindicalistas para fechar a pauta conjunta da CSB.  O evento se desdobrará no auditório do Novo Hotel Jaraguá – na Rua Martins Fontes 71, centro de São Paulo. Veja programação abaixo.

Programação
Dia 6 de Julho
9h – Abertura do Seminário – Palavra do presidente da CSB, Antonio Neto.
9h30 – Palestra do Ministro Aldo Rebelo sobre a vida e a obra de José Bonifácio, o Patriarca da Independência.
11h – Palestra do professor Adriano Benayon e do professor Luiz Gonzaga Belluzzo, sobre a atual situação econômica do Brasil  e as alternativas para retomada do desenvolvimento.

12h30 – Almoço

14h – Palestra do Deputado José Fogaça (PMDB-RS), sobre o Artigo 8°da Constituição e sua importância para o movimento sindical brasileiro.
15h30 – Painel – Conjuntura política e desafios para o Brasil retomar os avanços com os ex-Ministros da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho e Luiz Dulci (a confirmar).
17h – Palestra com Márcio França – Vice-Governador do Estado de São Paulo, sobre os efeitos da desindustrialização e o crescimento do país.

18h30 – Intervalo

19h30 – Painel de debates tendo por tema “Os Herdeiros de Vargas”, com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (a confirmar);  do escritor e jornalista José Augusto Ribeiro; do atual Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias;  do ex-ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi;   e do presidente da CSB, Antonio Neto.

21h30 – Coquetel e sessão de autógrafos do livro “A Era Vargas”, reeditado pela CSB, com a presença do jornalista e escritor José Augusto Ribeiro.

Publicado originalmente pela CSB em 20 de junho de 2015

`