O aprofundamento do processo recessivo deflagrado desde o início do ano parece estar alcançando seu pico nesta metade de 2015
Ano 3 – nº 287 – 19 de junho de 2015
ECONOMIA NACIONAL
Crescimento e emprego industrial caem, enquanto inflação volta a subir: O aprofundamento do processo recessivo deflagrado desde o início do ano parece estar alcançando seu pico nesta metade de 2015, com os indicadores de emprego e crescimento econômico apresentando queda acentuada nos mês de abril. Segundo o Banco Central, o IBC-Br (uma espécie de prévia do crescimento do PIB calculado pelo BC) apresentou retração de 0,84% em abril, após ter registrado queda de 1,51% em março. Esta queda foi mais uma vez puxada pela retração na indústria e superou negativamente as expectativas médias dos analistas, que esperavam queda de 0,4%. Na série acumulada em doze meses, a queda da atividade já soma 1,38%. Outro dado que foi divulgado nesta manhã pelo IBGE se refere ao emprego industrial, que apresentou retração de 0,9% em relação à março, somando queda de 4,1% no acumulado de doze meses. Todos os dezoito setores pesquisados apresentaram queda no emprego, com destaque para meios de transporte, máquinas e equipamentos e produtos de metal, onde a queda superou 10%. Por fim, os dados prévios da inflação do mês de junho apresentam forte aceleração. De acordo com o IPCA-15 do IBGE, os preços subiram 0,99% entre os dias 15 de maio e 15 de junho, com destaque para a aceleração do preço de alimentos (que subiu 1,21%, puxado pela alta de mais de 40% na cebola e de 13% do tomate) e jogos de azar, que aumentaram 37,77% devido ao aumento das apostas nas loterias. O resultado superou as estimativas médias dos analistas, que esperavam alta de 0,82%, e alçou o acumulado de doze meses do índice para 8,80%
Comentário: O quadro de deterioração dos principais indicadores econômicos pressiona o governo em sua estratégia de ajuste, tendo em vista que, até o momento, nenhum dos resultados positivos esperados do ajustamento é visível. Para agravar o cenário, o quadro projetado até o final do ano não é propriamente de reversão destas tendências: o crescimento deve permanecer no campo negativo, encerrando o ano próximo de uma queda de 1,5%; o emprego industrial segue ameaçado, em particular com a queda de vendas das montadoras e a perspectiva de reconstituição dos impostos sobre a folha de pagamentos. Por fim, a inflação deve prosseguir acima da meta até meados de 2016, iniciando um período de desaceleração no segundo semestre deste ano graças ao processo recessivo enfrentado pela economia. O que fica evidente, no entanto, é que os mecanismos de indexação seguem fortes na economia brasileira, que demora a observar sua inflação se reduzir mesmo após diversos meses de queda no emprego e na atividade. O preço a se pagar pela atual estratégia de combate a carestia é por demais elevado do ponto de vista social, devendo ser discutidas estratégias alternativas de combate à inflação, que priorizem o aumento da oferta (em particular de alimentos), da produtividade e a redução da indexação.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
IPCA-15
9h
IBGE
Emprego industrial/Brasil
9h
IBGE
IBC-Br
8h
BACEN
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.