Dados mostram que, no Brasil, as taxas de matrícula têm crescido fortemente para todos os grupos de idade da pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental
Ano 3 – nº 178 – 16 de junho de 2015
OCDE: Taxas de matrícula e acesso à educação
Dados comparativos sobre educação nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e parceiros mostram que, no Brasil, as taxas de matrícula têm crescido fortemente para todos os grupos de idade da pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, mas permanecem abaixo da média da OCDE para todos os grupos de idade.
Comparado ao conjunto de países analisados também, o Brasil tem uma baixa proporção de população com ensino superior completo (13% em 2012 na população entre 25 a 64 anos, contra 33% nos países da OCDE e parceiros), como pode ser visto no gráfico abaixo. O percentual da população de 25 a 64 anos cuja escolarização está abaixo do nível médio atingiu 55% da população do Brasil em 2012 e 24% em 2012 nos países da OCDE e parceiros.
Apesar dos avanços nos últimos anos, países como Coreia do Sul, Polônia e Japão deram um salto muito maior que o Brasil, que tem na verdade o quarto menor crescimento da lista dos países analisados.
A comparação internacional permite situar os esforços do Brasil na área da educação e mostra que, apesar dos avanços, ainda são muitos os desafios para aumentar a taxa de matrícula e o acesso à educação no país.
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.