O resultado surpreendeu negativamente a média dos analistas de mercado, que esperavam um crescimento de 0,5% das vendas no mês de abril
Ano 3 – nº 285 – 16 de junho de 2015
ECONOMIA NACIONAL
Vendas no varejo apresentam nova retração em abril:As vendas no comércio varejista apresentaram nova retração no mês de abril na comparação com o mês imediatamente anterior, recuando 0,4%, já realizados os ajustes sazonais. O resultado surpreendeu negativamente a média dos analistas de mercado, que esperavam um crescimento de 0,5% das vendas no mês de abril. A queda foi puxada pela retração em setores como tecidos, vestuário e calçados (-3,8%) e equipamentos de escritório e informática (-12,2%), apresentando crescimento expressivo apenas no setor de super e hipermercados, que cresceu 1,9% na comparação mensal. A receita nominal do varejo ainda apresentou variação positiva, de 0,3%, porém, inferior à inflação no período. No ano, o varejo já apresenta retração de 1,5%, registrando ainda alta de 0,2% no acumulado de 12 meses. Já no varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças e materiais de construção, a queda foi inferior, registrando retração de apenas 0,3%, puxada pelo aumento de 4,4% nas vendas de automóveis, após seguidas quedas neste mercado. No ano, a queda acumulada do varejo ampliado já soma 6,1%, com retração de 4,1% no acumulado de 12 meses.
Comentário: A queda nas vendas do varejo decorre do avanço do desemprego, da diminuição do rendimento médio real do trabalho (também ligada ao aumento da inflação) e da retração do crédito, em um cenário em que as famílias já comprometem boa parte de seus orçamentos domésticos com o pagamento de dívidas contraídas anteriormente. Evidentemente, estes fatores combinados debilitam fortemente a confiança dos consumidores, que adiam seu consumo tendo em vista o clima de crise que se instalou no país. Além de afetar diretamente uma série de empregos no setor varejista, a queda nas vendas também afeta a produção industrial e a perspectiva de recuperação econômica, posto que uma importante fonte de demanda da economia brasileira (o mercado interno puxado pelo consumo das famílias) parece ter se esgotado. A reversão desta tendência de queda das vendas no varejo e da produção industrial só deve se observar a partir do momento em que o país retomar um cenário de confiança, com estabilização do desemprego, da inflação e aumento da renda e do crédito. É pouco provável que isso ocorra de forma significativa ainda em 2015, podendo se considerar uma boa notícia a simples estabilização e recuperação gradual dos índices de confiança, que se encontram em queda há muitos meses.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
Vendas no varejo/Brasil
9h
IBGE
IGP-10/Brasil
8h
FGV
IPC-S
8h
FGV
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.