O resultado do IPCA de maio surpreendeu negativamente a média dos analistas
Ano 3 – nº 284 – 10 de junho de 2015
ECONOMIA NACIONAL
Inflação de maio segue em alta e acumulado em doze meses alcança 8,47%:O resultado do IPCA de maio surpreendeu negativamente a média dos analistas, que esperavam um recuo na inflação mensal na comparação com abril, mas viram o índice alcançar a marca de 0,74%, acima dos 0,71% de abril e dos 0,58% previsto pelos analistas para o mês. A alta na inflação de maio foi puxada pela elevação de preço das tarifas de energia elétrica, que subiram 2,77% no mês e representaram 0,11 pontos do índice total, influenciando diretamente no aumento de 1,22% no grupo habitação. Outro aumento significativo de preços se verificou no grupo de alimentos e bebidas, que registrou alta de 1,37%, puxada por itens como cebola (35,59%), morango (29,65%) e tomate (21,38%). Com este resultado, o IPCA de janeiro a maio já acumula alta de 5,34%, acima do centro da meta de inflação para todo o ano. Além disso, o indicador acumulado em doze meses alcançou 8,47%, quase dois pontos acima do teto da meta para 2015 e acima da taxa de 8,17% registrada nos doze meses findos em abril.
Comentário: A inflação atual é basicamente decorrente do aumento dos preços administrados, que foram reajustados este ano em linha com a estratégia do ajuste fiscal. Segundo o IBGE, um quarto da inflação do ano se deve apenas ao aumento do custo da energia elétrica, que teve elevação de 42% no ano e já acumulou alta de 58,47% em doze meses. Outro preço administrado que teve impacto na inflação foi a gasolina, que tem peso parecido com o da energia elétrica no IPCA (3,93%, enquanto a energia elétrica tem peso de 3,89% na composição do índice total) e subiu de preço no início do ano, devido ao aumento da Cide e o reajuste concedido à Petrobras. Em suma, a inflação brasileira atual é causada pela decisão do governo de reajustar, de uma vez só, todos os preços administrados defasados da economia, com o objetivo de garantir as metas fiscais, já que manter os preços administrados contidos significaria a manutenção de algum nível de subsídio para as empresas destes setores. Contra esta “inflação de custo”, a taxa de juros é uma ferramenta completamente ineficaz de combate à carestia, servindo apenas para aprofundar a recessão e, desta feita, evitar que parte da alta de preços administrados se alastre para o restante dos preços da economia. O custo desta medida, no entanto, é o aprofundamento da recessão, o aumento do pagamento de juros pelo governo (consumando uma troca entre gastos públicos em investimentos e setores sociais por mais gastos com juros) e a elevação do desemprego. Este conjunto de fatores negativos já ameaça a manutenção do grau de investimento do Brasil, justificativa primeira para a realização do atual ajuste fiscal.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
IPCA/Brasil
9h
IBGE
Fluxo de veículos/Brasil
15h
ABCR
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.