Reversão na trajetória de crescimento, apesar de relevante, surpreendeu os analistas, que esperavam em média uma queda de 0,5% do PIB no período
Ano 3 – nº 281 – 29 de maio de 2015
ECONOMIA NACIONAL
PIB recua no primeiro trimestre, mas surpreende analistas positivamente:O Produto Interno Bruto do Brasil apresentou retração de 0,2% no primeiro trimestre de 2015, após registrar alta de 0,3% no último trimestre de 2014. A reversão na trajetória de crescimento, apesar de relevante, surpreendeu os analistas, que esperavam em média uma queda de 0,5% do PIB no período (segundo o Valordata). Do ponto de vista da oferta, a indústria apresentou queda de apenas 0,3% na comparação do primeiro trimestre com o trimestre imediatamente anterior, contra expectativa de retração de 1,6% no período. O setor de serviços, por sua vez, recuou 0,7%, ante expectativa de queda de 0,5%. Outra surpresa positiva foi a agricultura, que apresentou forte expansão de 4,7%, bastante superior a expectativa de crescimento de 1,1%. Do ponto de vista da demanda, o consumo das famílias, um dos importantes fatores de crescimento dos últimos anos, retraiu 1,5% no primeiro trimestre do ano. A demanda do governo também apresentou forte queda, registrando retração de 1,3%, mesmo valor de queda observado na formação bruta de capital fixo. Por fim, o setor externo apresentou uma contribuição menos negativa para a dinâmica do crescimento do que vinha ocorrendo, ao registrar um crescimento de 5,7% nas exportações contra crescimento de 1,2% nas importações.
Comentário: O resultado do PIB, apesar de negativo, surpreende positivamente a média dos analistas e demonstra a resiliência da economia nacional, mesmo em um cenário de pessimismo profundo. O resultado da produção industrial registrou resultado muito melhor do que o esperado, assim como resultado da produção agropecuária. Porém, parte da explicação para este fenômeno pode ser a de que o pior ainda está por vir, em particular na indústria, que deve apresentar dados mais negativos no segundo trimestre do ano. Um fato que chama atenção é a rápida deterioração do setor de serviços, do ponto de vista da oferta, e do consumo das famílias, do ponto de vista da demanda, impulsionadores do crescimento econômico nos governos Lula e Dilma e que agora apresentam um processo de reversão, que deve se aprofundar nos próximos meses devido a deterioração recente no mercado de trabalho e o encarecimento do crédito. A queda no consumo do governo, que já era esperada, também surpreende negativamente pela sua magnitude, somando-se aos outros fatores como força depressiva na economia nacional. Por fim, a retração na formação bruta de capital fixo marca a sétima queda consecutiva, demonstrando que a desaceleração econômica é um processo iniciado já no final de 2013. Apesar destas considerações negativas, o resultado de hoje deve reverter a tendência de deterioração da previsão do PIB em 2015, que deve se estabilizar próxima a -1%.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
PIB/Brasil
10h
IBGE
Resultado fiscal/Brasil
10h30
BACEN
PIB/EUA
9h30
Dep. de comércio
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338 Agência FPA: Imprensa – [email protected]
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.