Promovido pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) e parceiros, reuniu ministros de educação de mais de 100 países
Ano 3 – nº 168 – 22 de maio de 2015
Fórum Mundial de Educação: metas pós-2015
O Fórum Mundial de Educação se encerrou nesta quinta-feira, 21, em Incheon, na Coréia do Sul. O fórum, organizado pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) e parceiros, reuniu ministros de educação de mais de 100 países e representantes de diversas organizações do setor educacional de todo o mundo. Os debates ocorreram em torno de 5 temas: 1) direito à educação; 2) equidade na educação; 3) educação inclusiva; 4) qualidade da educação; 5) aprendizado permanente.
O Fórum lançou como declaração final a “Declaração sobre Futuro da Educação” ou “Declaração de Incheon”. A declaração propõe três ações focalizadas para o período de 2015 a 2030: construir e atualizar estrutura educativa para prover um ambiente inclusivo e efetivo para todos; expandir o número de bolsas para países em desenvolvimento, em que muitos estudantes lutam para ter acesso à educação superior por dificuldades financeiras; e aumentar investimentos no treinamento de professores, especialmente em países pobres, através de cooperação internacional.
A Declaração será a base das metas de educação nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que serão ratificados pelas Nações Unidas em setembro, tendo como princípio que a educação é a chave para a paz global e para o desenvolvimento sustentável. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), metas atualmente válidas, têm como prazo máximo esse ano de 2015 enquanto os ODS têm como prazo máximo o ano de 2030.
Para ler mais:
Fórum Mundial de educação debate estratégia até 2030 leia mais
Boletim diário de política social 102: Agenda pós-2015: evento discute setor extrativo e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável leia mais
Fórum de Educação determina metas globais para o setor até 2030 leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.