Artigo de André Bojikian Calixtre publicado pela FES mostra que o processo de redução da desigualdade na década de 2000 é extraordinário e único no Brasil

FPA Informa - Política Social 161

FPA Informa - Política Social 161
Ano 3 – nº 161 – 7 de maio de 2015

Redução da desigualdade nos anos 2000

Artigo de André Bojikian Calixtre publicado pela Friedrich Ebert Stiftung (FES) mostra que o processo de redução da desigualdade observado na década de 2000 é extraordinário e único na história do Brasil. Esse processo ocorre fundamentalmente com a redução da desigualdade de renda, devido à melhoria de diversos índices do mercado de trabalho (amplamente detalhada no artigo pelo autor) e a ampliação das políticas sociais.
No entanto, segundo o estudo, a desigualdade da distribuição patrimonial durante esse período parece permanecer. Infelizmente, a falta de dados disponíveis para a realização de pesquisas sobre a riqueza no Brasil é um limitador nos estudos nesse campo.
Um dos indicadores que o autor utiliza no texto para se aproximar das outras formas de desigualdade brasileira é o acesso a direitos. Segundo o autor, profundas desigualdades estão ainda presentes no país, se feita uma análise para além da renda: a tabela abaixo mostra grandes diferenças quanto à renda no acesso à educação, moradia, saúde e bancarização.

Características sociais dos domicílios relativas à “Metodologia da Nova Classe Média”, 2008 – 2009

FPA Informa - Política Social 161

Fonte: Calixtre, 2014

O autor também argumenta que a regressividade da carga tributária brasileira é um limite para a diminuição da desigualdade no país, na medida em que proporcionalmente os pobres arcam com maior carga tributária em relação à renda que os ricos.

Para ler mais:

Nas fronteiras da desigualdade brasileira: Reflexões sobre as décadas de 1990 e 2000 – André Bojikian Calixtre
leia mais

 
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 
FPA Informa - Política Social 161