GEMAA apresenta a evolução das ações afirmativas nas universidades públicas estaduais entre 2013 e 2014
Ano 3 – nº 159 – 4 de maio de 2015
GEMAA: Ações afirmativas nas universidades estaduais e os limites do Sudeste
O projeto de lei nº 12.711/2012 unificou as políticas de ação afirmativa nas universidades públicas federais, mas as universidades estaduais permanecem sob jurisdição de cada unidade federativa. Com o intuito de mapear a experiência das universidades estaduais, o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) apresenta a evolução das ações afirmativas nas universidades públicas estaduais entre 2013 e 2014.
Os dados do GEMAA mostram que em 2014 o número de vagas reservadas para alunos de escolas públicas e de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e outros grupos, aumentou 27% em relação a 2013 nas universidades estaduais de todo o país. Já total de vagas ofertadas aumentou 3,2% de 2013 a 2014. O gráfico abaixo estratifica as reservas de vagas em universidades estaduais por grupos de beneficiários:
Como mostra o quadro abaixo, proporcionalmente, a região que mais reserva vagas é a Centro-Oeste e a que menos reserva vagas é o Sudeste.
Em grande medida, a baixa porcentagem do Sudeste na reserva de vagas, comparada às outras regiões, ocorre devido à resistência da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – que correspondem a 45% das vagas ofertadas na região – em adotar cotas. crônicos, incluindo baixas concentrações e a multiexposição; sinais e sintomas clínicos em populações expostas; evidências anatomopatológicas e indicadores preditivos.
Para ler mais:
Evolução das Ações Afirmativas nas Universidades Públicas Estaduais leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.