Taxa de desemprego medida pela PME do IBGE apresentou alta em março, alcançando dos 6,2%
Ano 3 – nº 269 – 28 de abril de 2015
ECONOMIA NACIONAL
Desemprego avança em março com enfraquecimento da economia: A taxa de desemprego medida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou alta em março, alcançando dos 6,2%. No mês de fevereiro a taxa era de 5,9%, tendo partido de 5,3% em janeiro. Em março de 2014 a taxa era de 5%. O aumento da taxa de desemprego em março de 2015 decorreu em grande medida do aumento da população de desocupada, com a demissão de 48 mil pessoas. A População Economicamente Ativa (PEA) também cresceu neste período, aumentando em 27 mil pessoas. Do lado da renda, registrou-se queda de 2,8% no rendimento médio habitual de março em relação a fevereiro, com queda de 3% se compararmos ao mesmo mês de 2014.
Comentário: A queda no emprego e na renda são efeitos esperados da desaceleração da economia brasileira, em particular por atingir de maneira mais acentuada a esfera industrial. Na realidade, uma das grandes apostas dos defensores do ajuste recessivo é de que, ao retrair o emprego e os salários, os custos de produção e a inflação se reduzam, garantindo melhores condições de competitividade para as empresas nacionais, o que faria com que elas voltassem a investir em um futuro próximo. Esse argumento é falacioso: diversas evidências (inclusive um recente estudo do Fundo Monetário Internacional) apontam para o fato de que a redução salarial e flexibilização dos direitos trabalhistas (como se quer fazer com a lei das terceirizações) não contribuem de maneira decisiva para o aumento da competitividade das empresas e para o crescimento do emprego e renda. Ao contrário, podem ser extremamente danosos para um país como o Brasil, que nos últimos anos registrou um crescimento puxado pela distribuição de renda e aumento do mercado interno. A melhoria da competitividade depende de diversos fatores e, assim como a inflação, é um fenômeno complexo que não pode se reduzir a questão do salário. No caso da inflação, reduzir os preços através da redução de salários parece ser a pior forma de se resolver o problema, que envolve os mecanismos de indexação de todos os preços (não apenas dos salários) e os problemas nos próprios horizontes e medidas do regime de metas. O aumento do desemprego, portanto, nunca pode ser visto como algo positivo para a reordenação de uma economia, devendo ser combatido antes que tome proporções de verdadeira crise social. Hoje, o maior risco é o do retorno dos jovens ao mercado de trabalho (diante da perda de emprego dos pais), o que aumentaria em muito o tamanho da PEA e as taxas de desemprego ainda baixas de março.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
IPC-FIPE
5h
FIPE
Taxa de desemprego/Brasil
9h
IBGE
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade do seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.