PEC 171/1993: documentos elencam razões que mostram que reduzir a maioridade penal não é solução para minorar a violência
Ano 3 – nº 149 – 10 de abril de 2015
Redução da maioridade penal: jovens como vítimas da violência
Em meio à polêmica da PEC 171/1993 que pretende reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos, diversos documentos elencam razões pelas quais tal medida não é solução para minorar a violência no país e mostram que são as crianças e adolescentes as grandes vítimas da violência no país.
O Mapa da Violência 2014, que considera como jovens cidadãos pessoas de 15 a 29 anos, mostra o brutal incremento dos homicídios a partir dos 13 anos de idade, chegando a taxas de homicídio que nem países em conflito armado conseguem alcançar, conforme mostra a tabela abaixo.
Número de taxa de homicídio (por 100 mil) segundo faixa etária, Brasil, 2012
Fonte: IPEA, 2015
Segundo o estudo, os homicídios apresentaram forte crescimento desde 1980, quando a taxa foi de 11,7 homicídios por 100 mil habitantes, até o ano 2003, quando a taxa chega a 28,9. A partir de 2003, resultante das campanhas de desarmamento e de políticas pontuais em algumas unidades da federação, as taxas de homicídio caem até 2007, ponto de reinício da escalada de violência. Os dados para 2012 mostram que as taxas entre a população masculina são de 54,3 e feminina de 4,8, mas entre os homens jovens é de 107,5 e entre as mulheres jovens de 7,7, o que mostra a vulnerabilidade dos homens jovens à violência no país. São também população vulnerável, em especial, os jovens negros.
Para ler mais:
As 18 Razões CONTRA a Redução da Maioridade Penal leia mais
Opinião dos Policiais Brasileiros sobre Reformas e Modernização da Segurança Pública leia mais
O mapa da violência 2014: os jovens do Brasil leia mais
Porque dizer não à redução da idade penal leia mais
Tempo em curso, Ano VI; Vol. 6; nº 7, Julho, 2014 leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.