Texto do Ipea mostra que o futuro da Previdência Social brasileira depende da formalização e estabilidade do trabalhador no emprego

Ano 3 – nº 146 – 01 de abril de 2015

IPEA: Formalização e o futuro da previdência social

Texto para discussão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que o futuro da Previdência Social brasileira depende da formalização e estabilidade do trabalhador no emprego. Segundo o estudo, o crescimento dos empregos com carteira assinada nos anos recentes vem aumentando o número de contribuintes para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), como mostra o gráfico abaixo, garantindo assim sua sustentabilidade financeira e permitindo-lhe subsidiar a proteção de trabalhadores mais vulneráveis, os chamados “segurados especiais” da Previdência Social.

Brasil: taxa de contribuição previdenciária ao Regime Geral de Previdência Social (1992 – 2011), em %


Fonte: IPEA, 2015

Segundo o estudo, um problema ainda persistente no âmbito da previdência social brasileira são os 10,7 milhões de trabalhadores por conta própria sem qualquer proteção. Com o objetivo de alcançar esses trabalhadores, a inclusão previdenciária mediante redução das alíquotas contributivas e simplificação tributária acelerou-se nos últimos anos por força da Lei do Supersimples ou Simples Nacional e da Lei Complementar no 128/2008, que criou a figura do microempreendedor individual (MEI), cujos efeitos se fizeram notar a partir de 2009, com o incremento de 3 milhões de trabalhadores por conta própria protegidos pela Previdência Social.

O estudo mostra assim a importância da Previdência Social como mecanismo de proteção aos trabalhadores em geral e em especial aqueles em situação mais vulnerável.

Para ler mais:

Texto para discussão 2052: Capacidades estatais, trabalho e seguridade social: África do Sul, Argentina e Brasil em perspectiva comparada (Arnaldo Provasi Lanzara)
leia mais

 
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 
 
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338
Agência FPA: Imprensa – [email protected]
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui

`