Nesta edição são avaliados os avanços na política de educação inclusiva no Brasil são avaliados sob o direito de todos à educação,

A partir de meados do século XX, com a intensificação dos movimentos sociais de luta contra todas as formas de exclusão e discriminação,emerge, em nível mundial, a defesa de uma sociedade inclusiva.

Nesse processo, reconhece-se a necessidade de superação do fenômeno da segregação das pessoas com deficiência, provocando o crescimento das reivindicações por políticas educacionais voltadas a esse grupo social que induzem os governos e a sociedade à criação de serviços destinados ao seu atendimento escolar.

A partir de 2003, no contexto da nova agenda política educacional brasileira pactuada para garantir a universalização do acesso à escola e a educação de qualidade para todos, propõe-se a reorientação da política de educação especial.

Nesta edição do FPA Discute, os avanços na política de educação inclusiva no Brasil são avaliados sob o direito de todos à educação, por Claudia Pereira Dutra e Martinha Clarete Dutra dos Santos.

Claudia Pereira Dutra foi secretária de Educação Especial do Ministério da Educação entre 2003 e 2010 e secretária de Educação Continuada Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação em 2011 e 2012.

Martinha Clarete Dutra dos Santos é diretora de Políticas de Educação Especial do Ministério da Educação.

Baixe aqui o FPA Discute – O direito de todos à educação: avanços na política de educação inclusiva ou no ícone ao lado deste texto.

Esta e outras publicações da Fundação Perseu Abramo estão disponíveis no site Publicações FPA.

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