Este resultado é superior ao esperado pelos analistas de mercado, que previam crescimento zero no ano, e também superior às previsões do Banco Central
Ano 3 – nº 259 – 27 de março de 2015
ECONOMIA NACIONAL
Economia brasileira cresce 0,3% no quarto trimestre e 0,1% em 2014: De acordo com dados divulgados esta manhã pelo IBGE, a economia brasileira apresentou expansão de 0,3% no último trimestre de 2014, totalizando um crescimento de 0,1% ao longo do ano. Este resultado é superior ao esperado pelos analistas de mercado, que previam crescimento zero no ano e também superior às previsões do Banco Central, que projetava um crescimento negativo de 0,1%. O crescimento da economia brasileira foi puxado pelo setor de serviços, que apresentou expansão de 0,7% no ano, assim como pelo setor agropecuário (0,4%). O setor industrial, no entanto, segue seu processo de deterioração e apresentou retração de 1,2% no ano, puxando para baixo o resultado final. Sob a ótica da demanda, o crescimento do PIB pode ser explicado pelo crescimento do consumo das famílias (0,9%) e do governo (1,3%), enquanto os gastos com investimento apresentaram redução de 4,4%.
Comentário: Do ponto de vista do resultado, o PIB em 2014 apresenta um cenário de estagnação econômica, apesar de não indicar um cenário de deterioração e recessão no último semestre do ano, tendo os dois últimos trimestres apresentado resultados positivos (0,2% e 0,3%) após uma grande queda no segundo trimestre (-1,4%). Apesar de baixo, o crescimento positivo alivia as pressões sobre o governo, já que certamente o ano de 2015 deverá apresentar um quadro recessivo e a hipótese de dois anos seguidos de recessão (2014 e 2015) já era aventada pelo Banco Central. O resultado de hoje está sujeito à revisão, portanto não é certo que o resultado positivo permanecerá, mas o cálculo atual já incorpora a nova metodologia de cálculo do PIB, que fez aumentar os resultados dos anos anteriores. Do ponto de vista da composição, fica claro que o gargalo maior da economia brasileira permanece sendo o setor industrial e a queda nos investimentos produtivos, cenário que deve permanecer no ano de 2015. A queda no ritmo do consumo das famílias agrava o quadro, mas ainda é um fator que contribui positivamente com o crescimento econômico. A reversão deste quadro depende da retomada da confiança dos empresários e consumidores, assim como da constituição das condições mínimas para garantir a competitividade dos produtores nacionais. Para isso, é necessário conduzir um processo de controle da inflação (que eleva a confiança dos consumidores), de desvalorização cambial (que beneficia o produtor nacional no longo prazo), de aumento da renda e consumo da população (que eleva a demanda) e a eventual retomada de um projeto de investimentos e desenvolvimento que reduza gargalos estruturais do país. A dificuldade é que, no curto prazo, alguns desses objetivos são contraditórios, exigindo do governo o estabelecimento de uma hierarquia de importância e de planejamento de etapas para conquistar esse conjunto.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
PIB/Brasil
9h
IBGE
PIB/EUA
9h30
FED
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade do seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338 Agência FPA: Imprensa – [email protected]
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.