Sexta turma terá início em maio, abordando relação entre o Estado, políticas públicas e movimentos sociais

Após dois anos e cinco turmas criadas de seu curso de pós-graduação lato sensu – com até 300 alunos por edição –, a Fundação Perseu Abramo (FPA) estende o êxito dessas iniciativas a uma nova parceria. Desta vez com o Centro Universitário Fundação Santo André para a realização da 6ª turma do Curso de Especialização. As inscriçõescomeçaram no dia 28 de março e terminam nesta segunda-feira, dia 6 de abril.

O início do curso “Estado, Políticas Públicas e Gestão de Entidades da Sociedade Civil” está previsto para o dia 22 de maio de 2015 e o encerramento para maio de 2016, sendo oferecidas 300 vagas. O programa do curso para as turmas anteriores, com parcerias realizadas com a Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo (Fesp) e com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), teve como principal foco oferecer formação abrangente para gestores públicos com uma visão crítica e de esquerda.

Para esta turma foram agregados novos temas e unidades de aprendizagem, a partir do entendimento de que vivemos em uma sociedade em franco processo de democratização e participação social. Nesse cenário é necessário que os dirigentes de instituições públicas, organizações sociais e não-governamentais assumam cada vez mais iniciativas de gestão democrática, de negociação e de mobilização para ampliar a democratização das escolhas e das decisões em diálogo com os diversos organismos da administração pública.

O curso
O curso está estruturado com metodologia de ensino e aprendizagem inovadora, capaz de reunir agilidade e qualidade na formação para os participantes, com o objetivo de promover um processo de ensino-aprendizagem voltado ao desenvolvimento de conhecimentos, experiências e habilidades que possibilitem aos participantes atuarem com efetividade na prática de gestão democrática nas entidades onde militam de forma a aprimorar sua intervenção política e social na administração pública brasileira.

A 6ª turma do Curso de Especialização da FPA é gratuita e prevê o cumprimento de um total de 400 horas-aula em doze meses, organizadas em atividades na modalidade educação a distância em doze disciplinas, formando um total de 33 Unidades de Aprendizagem, a participação em eventos online realizados pela FPA como seminários e transmissão de entrevistas e debates em tempo real pela internet, e atividades presenciais na cidade de Santo André (SP).

A aprovação com aproveitamento no curso exigirá, além da participação obrigatória nos momentos presenciais, uma dedicação semanal média de oito horas para leituras, estudos, assistir filmes e vídeos, realização de atividades na modalidade de educação à distância e a elaboração de um trabalho final de conclusão do curso.

Público-alvo
O Curso é voltado aos filiados e filiadas do PT que tenham graduação de nível superior e que prioritariamente atuam como dirigentes, militantes, gestores e apoiadores de organizações da sociedade civil, de entidades e movimentos sociais, de entidades sindicais, de cooperativas, ONGs, e de outras formas de organização popular e de trabalhadores, e gestores públicos, vereadores, servidores de carreira que atuam diretamente com as ações e demandas de entidades sociais.

Calendário
O curso “Estado, Políticas Públicas e Gestão de Entidades da Sociedade Civil”, na modalidade pós-graduação Lato Sensu, é estruturado com dez datas para aulas presenciais não consecutivas e por meio da realização de tarefas em educação à distância.

As atividades presenciais serão realizadas no campus da Fundação Santo André: a abertura da 6ª turma ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2015. O 2º encontro presencial está previsto para os dias 25, 26 e 27 de setembro de 2015. O encerramento do curso está previsto para 12 a 15 de maio de 2016.

Temas do Curso
A grade definida no Plano de Ensino do Curso prevê que sejam trabalhados, além da Metodologia da Pesquisa, tema obrigatório, disciplinas que abordem o Estado, democracia e impactos da mobilização; visão crítica sobre a adoção do neoliberalismo nos países de capitalismo avançado; experiências de gestão democrática; estudar e compreender aspectos da globalização sobre os movimentos sociais, sobre as relações internacionais e as políticas públicas em âmbito global; os sistemas internacionais e a resolução de problemas sociais. Entre outros, leia aqui sobre as demais disciplinas.

Inscrição e matrícula
A inscrição será feita diretamente por meio do Portal da FPA, entre os dias 28 de março e 6 de abril de 2015 , com o preenchimento dos dados do(a) interessado(a), uma justificativa e dos objetivos para a participação no Curso.

A lista de candidatos(as) aprovados(as) será divulgada pelo Portal FPA até o dia 15 de abril de 2015 . Para a matrícula definitiva dos aprovados (as) serão necessários obrigatoriamente o certificado de conclusão do curso de graduação e a comprovação de filiação ao PT.

Os(as) aprovados(as) terão garantido o acesso gratuito para participação no curso. Para isso, será necessário participar de 75% das atividades previstas, caso contrário os desistentes arcarão com o pagamento de quantia equivalente à bolsa de estudos ofertada, como reembolso à FPA.

Os custos relacionados ao material individual de ensino e aprendizagem, bem como aos deslocamentos e estadias previstos nos encontros e atividades presenciais serão de responsabilidade dos participantes.

Para a confirmação da matrícula deverão ser entregues à secretaria acadêmica do Centro Universitário Fundação Santo André, quando da abertura do curso, os seguintes documentos:

*Cópia frente e verso do RG e do CPF.
*Cópia autenticada frente e verso do Diploma da Graduação.
*Cópia de um comprovante de residência.
*Termo de Compromisso assinado.

As inscrições somente serão confirmadas após a entrega de todos os documentos. Caso os documentos exigidos não sejam apresentados na sessão presencial de abertura do curso o inscrito poderá ser desligado em um prazo de até 30 dias.

Em caso de dúvidas ou outros esclarecimentos, enviar mensagem para [email protected], aos cuidados de Roberta Coimbra (Secretaria).

 – Página do Curso de Especialização

`