América Latina, a região do mundo com maior concentração da renda
Ano 3 – nº 140 – 18 de março de 2015
Cepal: incidência limitada da política fiscal sobre a distribuição de renda na América Latina
A América Latina é a região do mundo com maior concentração da renda. Em média, os 10% dos lares mais ricos concentram 32% da renda local. Nesse contexto, é importante avaliar o papel da política fiscal e dos sistemas tributários na redistribuição de renda.
Documento da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) mostra que a desigualdade de renda antes da tributação e das transferências na América Latina é somente ligeiramente maior que a dos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), no entanto, a estrutura tributária e o gasto social têm menor efetividade na América Latina para melhorar a distribuição da renda disponível. O gráfico abaixo mostra que a média na América Latina de redução do coeficiente de Gini a partir de instrumentos fiscais é de 9,1 p.p., sendo o Brasil um dos países que mais se utiliza desse instrumento, com uma redução de 16,4 p.p. No entanto, o estudo mostra que na região existe espaço para um papel redistributivo mais ativo da política fiscal.
América Latina (16 países): redução da desigualdade segundo instrumentos da política fiscal, em torno de 2011 (em pontos percentuais do coeficiente de Gini)
Fonte: Cepal, 2015
As taxas de imposto de renda de pessoa física que o decil superior de renda (ou os 10% mais ricos) efetivamente pagam são baixas na região, segundo o estudo, devido à evasão, isenções e deduções, bem como ao tratamento preferencial dado às rendas de capital. Assim, o impacto do imposto sobre a renda na redução do coeficiente de Gini na região é limitado. Segundo o referido estudo, a fraqueza do imposto sobre a renda é o principal problema dos sistemas tributários da América Latina.
O estudo mostra que há espaço para reformular o imposto sobre a renda pessoal, para que o mesmo tenha um papel mais redistributivo. Além disso, é preciso buscar mecanismos para controlar a sonegação e tributar outras rendas que não a renda do trabalho de forma mais progressiva. Assim, tais recomendações deveriam ser levadas em consideração nas discussões tributárias no país, a fim de reduzir a desigualdade de renda.
Para ler mais:
Panorama Fiscal de América Latina y el Caribe 2015: Dilemas y espacios de políticas leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.