Brasil cresceu mais do que o inicialmente divulgado nos anos de 2010 e 2011
Ano 3 – nº 253 – 11 de março de 2015
ECONOMIA NACIONAL
Revisão do PIB mostra crescimento maior em 2010 e 2011: Uma alteração na metodologia de aferição da atividade econômica do Brasil realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstrou que, na realidade, o Brasil cresceu mais do que o inicialmente divulgado nos anos de 2010 e 2011. A nova série adota as recomendações mais atualizadas do manual de Contas Nacionais da Organização das Nações Unidas (ONU), do Fundo Monetário Intrnacional (FMI), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Banco Mundial. Utilizando-se de 2010 como ano base, a revisão do cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro mostrou um crescimento de 7,6% da economia em 2010 e 3,9% em 2011, contrariando as estimativas anteriores de 7,5% e 2,7%, respectivamente. Além destas inovações, a nova série calculada pelo IBGE incorpora as informações do último senso agropecuário (2006) e da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2008/09. Com esta nova metodologia a taxa de investimento também se mostrou acima da inicialmente verificada, saindo de 19,3% para 20,6% no ano de 2011.
Comentário: Sempre houve, entre os pesquisadores e especialistas na área, a certeza de que a metodologia de apuração do PIB no Brasil estava bastante desatualizada, devido principalmente as alterações na estrutura econômica do país nas últimas décadas, que ainda não haviam sido captadas pela antiga metodologia do IBGE. Novos produtos e atividades, que ganharam importância econômica ao longo de tempo, eram pouco representadas na ponderação do cálculo antigo, enquanto velhos setores eram sobrerepresentados. A atualização da forma de calcular o PIB auxilia todos aqueles que pesquisam sobre o tema, ao mostrar uma “fotografia” mais próxima à realidade do Brasil atual, reduzindo a defasagem entre os dados que já temos da POF, Censo Agropecuário e Pesquisa Industrial Anual (PIA) daqueles que eram utilizados para calcular o PIB. Como resultado, devemos observar uma elevação da taxa de crescimento do PIB e do investimento nos últimos anos (a revisão deve prosseguir até alcançar os dados mais recentes), que não é resultante de um efeito meramente estatístico ou de maquiagem contábil, mas sim da melhoria na forma de captar as alterações estruturais da economia brasileira. Apenas com dados mais precisos seremos capazes de realizar os diagnósticos corretos e propor as medidas adequadas para combater os problemas atuais, sem cair no equívoco de propormos medidas baseadas em diagnósticos equivocados devido a dados imprecisos.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
Produção industrial/China
2h30
NBS
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade do seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338 Agência FPA: Imprensa – [email protected]
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.