Uma leitura prévia do IGP-M de março mostra aceleração dos preços no atacado, o que levou o índice a subir, passando de 0,09% para 0,74%
Ano 3 – nº 252 – 10 de março de 2015
ECONOMIA NACIONAL
IGP-M sobe com inflação no atacado, mas varejo desacelera: Uma leitura prévia do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) do mês de março, divulgado pela FGV nesta terça-feira, mostra aceleração dos preços no atacado, o que levou o índice a subir na comparação com o mesmo período do mês de fevereiro, passando de 0,09% para 0,74%. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que representa 60% do índice total e calcula os preços no atacado, registrou aumento de 0,79% contra uma queda de 0,34% na leitura anterior, puxado pelo aumento de preço nos produtos agropecuários, que tiveram alta de 1,92% contra queda de 1,07% no mesmo período de fevereiro. Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que representa 30% do índice total e calcula os preços no varejo, apresentou desaceleração, passando de 0,97% em fevereiro para 0,88% em março, puxado pela queda no ritmo de aumento dos preços da energia elétrica (3,13% para 0,63%), o que aliviou a elevação de preços no grupo habitação. Por outro lado, o aumento de preços de transportes (1,92% para 2,49%) e hortaliças e legumes (2,57% para 5,34%) ainda mostram que alguns preços seguem pressionados tanto pelo aumento de impostos, quanto pela estiagem recente.
Comentário: O quadro inflacionário no Brasil vem se deteriorando devido a uma conjunção de três fatores: 1) aumento das tarifas públicas e dos preços administrados; 2) aumento de alguns impostos que são repassados para os preços finais e 3) desvalorização cambial observada recentemente, dada a instabilidade do cenário externo e interno. Somado a estes fatores, pode-se incluir o efeito da prolongada estiagem, que afeta o preço de produtos agrícolas e encarece o preço da água. Diante deste cenário, a possibilidade de a inflação oficial estourar o teto da meta neste ano não é apenas real, como bastante provável, sendo que o mercado financeiro estima que o IPCA deve fechar 2015 próximo a 8% (acima do teto de 6,5%). A boa notícia é que, uma vez dissipados os efeitos inflacionários dos aumentos de tarifa e estabilizada a taxa de câmbio, devem sobrar poucos elementos que pressionem os preços, permitindo uma rápida desaceleração da inflação no segundo semestre do ano e iniciando 2016 em um quadro bastante positivo do ponto de vista do controle inflacionário. O custo deste processo, no entanto, será a perda real do poder de compra da população conjugada a uma deterioração no mercado de trabalho, tendo em vista a redução no ritmo de atividade prevista para o ano e a redução nos ganhos reais de renda.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
IGP-M
8h
FGV
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade do seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.