Racismo no Brasil: estudo mostra a representação de casos de discriminação em jornal
Boletim Diário de Política Social 131 – Racismo no Brasil: estudo mostra a representação de casos de discriminação em jornal
Racismo no Brasil: estudo mostra a representação de casos de discriminação em jornal
Estudo do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa) apresenta os 150 casos de suspeita de racismo, discriminação e injúria racial noticiados pelo jornal Folha de S. Paulo entre os anos de 2001 e 2012. No estudo, que está disponível para consulta no site da instituição, são apresentados os insultos raciais e palavras mais incidentes nas ofensas de cunho racista no Brasil, noticiados pelo jornal. Segundo o levantamento, em 1932 o termo “racismo” entrou no Dicionário Larousse, e data do pós-guerra a sua efetiva popularização no uso corrente entre as sociedades ocidentais. O racismo é normalmente entendido como um discurso que buscou explicar as desigualdades sociais, tendo sido disseminado para os países da periferia com o colonialismo e imperialismo.
No Brasil, embora a legislação procure coibir a prática do racismo, são poucos os casos de processos por crime de racismo, e menor ainda a quantidade dos casos que têm o mérito julgado: segundo o estudo, os juízes tendem a desclassificar denúncias para crime de injúria racial, que é entendida como o emprego de ofensas de conteúdo racista a pessoa ou pessoas determinadas, enquanto o crime de racismo, que é mais grave, é definido como uma discriminação que atinge um número indeterminado de pessoas.
O trabalho em questão tem a vantagem de permitir o acesso a alguns casos que não chegam a ser denunciados à polícia nem a ir a juízo, bem como fornece informação jornalística sobre circunstâncias de tempo, lugar, modo, causa, finalidade e instrumento. O estudo mostra que na publicação jornalística são registrados 12,5 casos de racismo ao ano, em média, o que representa cerca de um caso ao mês, chegando a 25 casos no ano de 2005, e 21 casos em 2012. O banco de dados compilado pelos estudiosos pode subsidiar futuras pesquisas sobre racismo e discriminação e sua representação no país.
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.