O futuro de nossos recursos hídricos é a pauta do próximo entrevistaFPA, no dia 2 de março, às 13h, com a participação de Vicente Andreu

Desnudada por mudanças climáticas, a falta de planejamento e gestão públicas colocaram vários estados em alerta e São Paulo sob ameaça de desabastecimento de água. Para entender as causas da situação e as mudanças que precisam ser adotadas para o futuro de nossos recursos hídricos, o programa entrevistaFPA traz no dia 2 de março, às 13h, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo.

Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo, irá conduzir a entrevista ao vivo, que irá abordar questões como a oferta e o uso da água no país; segurança hídrica, como atender o abastecimento em momentos de crise como o atual; as ações da ANA e exemplos de gestão dos recursos hídricos. A Agência Nacional de Águas tem como missão implementar e coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos e regular o acesso à água, promovendo seu uso sustentável em benefício das atuais e futuras gerações.

Presidente da ANA fala sobre gestão de recursos hídricos no entrevistaFPA

Guillo é bacharel em Estatística formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SHRU) do MMA, entre 2008 e 2009 e secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Campinas, entre 2007 e 2008. Foi membro do Conselho de Administração da  Termobahia e foi presidente da Usina Termelétrica Nova Piratininga Ltda. Desde o ano de 1982, é funcionário da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista), tendo sido diretor sindical do Sindicato dos Eletricitários de Campinas, entre os anos de 1987 e 1995.

entrevistaFPA
O programa entrevistaFPA é composto por quatro blocos de 15 minutos, sendo que o último bloco conta com perguntas enviadas pelos internautas. O programa já contou a participação do economista João Sicsú, do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, do professor Reginaldo Carmelo de Moraes, do sociólogo Jean Tible, o diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, de Rosane Bertotti, da CUT, Paulo Vannuchi, membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Genoíno, deputado federal, e Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos de São Paulo, João Pedro Stédile, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
 
Também já participaram Jefferson Lima, secretário nacional de Juventude do PT, Miriam Nobre, da Marcha Mundial das Mulheres, William Nozaki, da Coordenação de Promoção do Direito à Cidade da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo; Alessandro Melchior, da Coordenação de Políticas LGBT da Prefeitura de São Paulo; o advogado Marcelo Dias, presidente da Comissão da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, do Rio de Janeiro, e o ministro Gilberto Carvalho, que falou sobre a política nacional de participação social; Antônio Silva Pinto, secretário da Promoção da Igualdade Racial da prefeitura de São Paulo, e com o ator Sergio Mamberti; o deputado estadual pelo PT em SP, João Paulo Rillo; o jornalista Altamiro Borges; e o cientista político Antonio Lassance.
 
Acompanhe no Canal da FPA no Youtube a íntegra das entrevistas já realizadas.

Serviço
entrevistaFPA com Vicente Andreu Guillo
Segunda-feira, 2 de março, às 13h
Transmissão online pela tevêFPA
Envie suas perguntas para [email protected]