Desemprego aumenta em janeiro por motivos sazonais e estruturais
FPA Informa 249 – Desemprego aumenta em janeiro por motivos sazonais e estruturais
ECONOMIA NACIONAL
Desemprego aumenta em janeiro por motivos sazonais e estruturais: A taxa de desemprego de janeiro, calculada pela Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou elevação frente a taxa verificada em dezembro último, passando de 4,3% para 5,3% neste intervalo de comparção. O resultado superou a expectativa média dos analistas de mercado (5,1%) e decorre de um aumento de 22,5% da população desempregada e de uma redução de 0,9% da população empregada, mantendo-se estável (-0,1%) a População Economicamente Ativa (PEA). Das seis regiões metropolitanas investigadas, quatro apresentaram aumento no desemprego, sendo elas Recife, Salvador, Belo Horizonte e São Paulo. Apesar da pesquisa apontar um crescimento do rendimento médio habitual (0,4% em relação à dezembro e 1,7% em relação à janeiro/2014), a massa de rendimento médio real habitual caiu 0,4% em janeiro em relação a dezembro, tendo crescido 2% em relação a janeiro de 2014.
Comentário: O resultado negativo para o emprego no mês de janeiro decorre tanto de fatores conjunturais quanto de fatores estruturais. Conjunturalmente, o mês de janeiro é tradicionalmente um mês marcado pelas demissões daqueles empregados temporários contratados para atender as demandas de fim de ano, ou seja, é de se esperar que seja um mês com uma média de desemprego mais elevada. Apesar disso, há notadamente fatores estruturais atuando para o aumento da desocupação, dentre eles a retração do emprego industrial, profundamente afetado tanto pela recessão econômica recente quanto pela paralização na atividade de alguns setores ligados à construção cívil e produção de energia envolvidos na operação Lava-Jato. Ainda é incerto como será o comportamento do emprego nos meses vindouros, tendo em vista o aprofundamento do pessimismo entre empresários e consumidores. No Desemprego aumenta em janeiro por motivos sazonais e estruturaispassado, mesmo diante de uma desaceleração econômica, os empresários apostaram em manter os empregos na expectativa de uma retomada posterior da economia, acreditando que a queda na atividade representava apenas uma baixa cíclica e não estrutural do crescimento. O cenário atual, no entanto, parece ter afetado mais profundamente as expectativas empresariais, sendo eventualmente capaz de acelerar o processo de demissões em alguns setores. A boa notícia do dia fica por conta da reversão da aceleração da inflação captada tanto pelo Índice de Preços ao Consumidor da FIPE (IPC-FIPE) quanto pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), apontando para o fim do choque inflacionário causado pelos aumentos de energia elétrica e combustíveis no início do ano. A queda da inflação pode, no médio prazo, contribuir para a retomada da confiança do consumidor e do empresário, evitando assim que o desemprego se agrave.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
Pesquisa Mensal de Emprego
9h
IBGE
IPC-FIPE
5h
FIPE
IGP-M
8h
FGV
Análise: Guilherme Mello, economista
As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.