3ª Conferência Nacional de Juventude quer ampliar espaços de participação
“As várias formas de mudar o Brasil” é o tema da 3ª Conferência Nacional de Juventude, que será lançada nesta quinta-feira (26/2), às 15h, pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, pelo secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina e pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). O evento será realizado no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília.
A 3ª Conferência Nacional de Juventude será na capital federal ainda em 2015 e, segundo o secretário Gabriel Medina, pretende ampliar a participação da juventude reconhecendo a diversidade de expressões deste segmento. “A conferência quer reconhecer e incorporar ao debate político novas formas de participação e de expressão da juventude. Reconhecer a cultura, a arte e a produção de conhecimento da juventude como forma de fazer política”. Neste contexto, o ambiente digital ganha força, segundo Gabriel. “Este também é um ambiente importante para a juventude como espaço político de busca de direitos e de luta contra preconceitos. Os jovens fazem política nas ruas e nas redes. Queremos incorporar essas duas dimensões no processo de diálogo com a juventude”, finalizou o secretário, afirmando que o 1º Plano Nacional da Juventude vai ser debatido e aprovado na conferência.
Participação
Nas duas conferências anteriores, a primeira realizada em 2008 e a segunda em 2011, participaram mais de 800 mil jovens do Brasil e de 14 países da América do Sul, África, América de Norte e Europa, ampliando o diálogo entre governos e sociedade civil. A aprovação da PEC da Juventude, do Estatuto da Juventude e o Plano Juventude Viva são resultados concretos das edições anteriores.
Publicado originalmente na página da Secretaria Nacional de Juventude
Serviço
Lançamento da 3ª Conferência Nacional de Juventude
Dia 26 de fevereiro, 15 horas
Local: Salão Oeste do Palácio do Planalto (Brasília/DF)