IPCA-15 acelera em fevereiro e registra alta de 1,33%
FPA Informa 247 – IPCA-15 acelera em fevereiro e registra alta de 1,33%
ECONOMIA NACIONAL
IPCA-15 acelera em fevereiro e registra alta de 1,33%: O IBGE divulgou nesta manhã o IPCA-15, índice de inflação que possuiu a mesma ponderação que o IPCA mas é colhido nos dias 15 de cada mês, servindo portanto como uma prévia do índice oficial. Na leitura de fevereiro, houve alta de 1,33%, contra elevação de 0,89% na tomada anterior, ficando em linha com as expectativas dos analistas de mercado. O resultado de fevereiro refletiu elevação de preço em vários grupos de produtos, com destaque para educação (de 0,30% para 5,98%), habitação (de 1,23% para 2,17%) e transportes (de 0,75% para 1,98%). Por outro lado, já há sinais de queda de preços em alimentação e bebidas (de 1,45% para 0,85%) e vestuário (0,51% para -0,89%). Com o resultado de fevereiro, o IPCA-15 já acumula alta de 2,23% no ano e 7,36% em 12 meses, maior taxa registrada desde junho de 2005.
Comentário: O efeito do choque inflacionário promovido pelas autoridades econômicas aparece antes do efeito do choque recessivo, como é possível se verificar nos índices de inflação de janeiro e fevereiro. O aumento das tarifas de energia elétrica, tarifas de transporte público e gasolina, assim como a elevação de alguns impostos com o objetivo de recompor a arrecadação federal são os principais, mas não únicos, motivos por trás dos aumentos acentuados de preços neste início de ano. Fatores como a persistência do quadro de crise hídrica, a indexação de alguns preços (como os valores das mensalidades escolares e dos aluguéis), e a desvalorização cambial ajudam a explicar a manutenção dos preços em patamares elevados. A tendência para os próximos meses, no entanto, é que esses choques iniciais de preço se diluam e, com as medidas restritivas adotadas pelo governo na política monetária e fiscal, os impactos secundários desse choque (no conjunto de preços da economia) não sejam fortes e/ou prolongados. O ritmo em que os preços irão se reduzir, no entanto, depende tanto do impacto das medidas recessivas, quanto do grau de indexação assumido pela economia com taxas de inflação em alta. As previsões dos analistas de mercado são a de que encerraremos 2015 acima do limite máximo da meta de inflação, cenário este sempre sujeito a alterações a depender da reação da economia aos ajustes promovidos.
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.