Primeiro FPA Conecta debate a juventude brasileira
Programa que debate temas da juventude foi gravado em Fortaleza, no Ceará, durante reunião do Diretório Nacional do PT
O que pensa o jovem progressista brasileiro? Como ele se manifesta? Quais os temas que o afetam? Quais suas ideias, projetos, esperanças e indignações? O primeiro FPA Conecta, novo programa da tevêFPA, deu voz a doze jovens brasileiros, vindos de diferentes regiões do Brasil, para ouvir suas opiniões em temas diversos, como cultura urbana, reforma política, segurança pública, educação, homofobia, racismo, aborto, democratização das comunicações, eleições, atuação partidária, entre outros.
A primeira edição do FPA Conecta foi gravada durante a reunião do diretório nacional do Partido dos Trabalhadores, em 28 de novembro, em Fortaleza, no Ceará (CE). A estreia contou com a mediação de Luciana Mandelli, diretora da Fundação Perseu Abramo (FPA), e com participação de jovens vindos da Bahia, Ceará, Amazonas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, além de Jefferson Lima, secretário nacional de juventude do PT.
Em formato despojado e com múltiplas intervenções, este primeiro encontro colocou em debate não só temas atuais, como eleições, política ou e redes sociais, a participação da juventude na política e a construção que a mídia faz do que é ser jovem. O FPA Conecta é dividido em três blocos, sendo o primeiro dedicado à discussão de vídeos, virais, e memes; o segundo bloco debate depoimentos e indignações de jovens de todo o país; e o terceiro bloco propõe a discussão de temas diversos, sorteados aleatoriamente, e que dialogam com a realidade do jovem brasileiro.
“O PT precisa, para além do governo, puxar um debate sobre como a juventude vai participar da reforma política”, comentou Davi Barros, vice-presidente do PT do Ceará. Já Jefferson Lima destacou a importância de ouvir as juventudes não só sobre a influência nas eleições, “mas depois dela também”. Luciana Mandelli, por sua vez, considera que a mídia brasileira tenta apresentar os jovens do país como “não sendo de esquerda e que não estão ligados aos temas atuais”.
Os petistas que participaram do FPA Conecta comentaram também que os temas das mobilizações de junho também tem relação com violência policial, com as expectativas voltadas ao viver nas cidades, lembrando que sempre foi bandeira histórica do PT a luta por melhores condições de vida para a juventude, dentre outros temas associados e sorteados.
Assista a íntegra do FPA Conecta:
FPA Conecta
O objetivo do FPA Conecta é ouvir, dialogar e reproduzir as opiniões, argumentos, avaliações e impressões de jovens ligados ao campo progressista, para que destaquem suas visões, experiências e perspectivas em relação ao processo e conjuntura política brasileiros. O programa é transmitido exclusivamente pela internet, por meio da tevêFPA, para debater temas atuais e pertinentes à juventude, incluindo vídeos, memes, textos em redes sociais, declarações, notícias e produções em novas mídias, além de políticas públicas voltadas para o segmento jovem.
As transmissões e gravações serão realizadas em diferentes estados brasileiros, dando voz às juventudes progressistas espalhadas por todo o território nacional, como demonstram as participações e interações nas redes sociais e mídias eletrônicas no último pleito.
Esta participação de jovens de outros estados poderá se dar por meio físico, ou virtual, através do Skype, Google Plus, Twitter, Facebook, dentre outros. O programa tem blocos de discussão a partir de peças multimídia, vídeos virais, memes, fotos, músicas ou notícias de interesse relativo ao tema, debate de conteúdo com os vídeos de jovens com suas considerações, ou perguntas.
Confira no Canal da FPA no Youtube as entrevistas, seminários produzidos pela tevêFPA.
Fotos internas e da capa: Marcio de Marco