Boletim Diário de Política Social 92 – Cepal: estudo sobre migração mostra tendências da América Latina e Caribe
92
14 de novembro de 2014
Cepal: estudo sobre migração mostra tendências da América Latina e Caribe
Segundo estudo realizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), que compara dados dos Censos de 2000 e 2010 de dez países, aproximadamente 28,5 milhões de latino-americanos e caribenhos – ou 4% da população da região – residem em país diferente ao de seu nascimento. A quantidade de migrantes em 2010 – 28,5 milhões – é maior que os 26 milhões contabilizados em 2000. Quanto a seus países de origem, 11,8 milhões são mexicanos (40% do total), seguidos por 2 milhões de colombianos e 1,3 milhão de salvadorenhos.Apesar de 20,8 milhões (70% dos migrantes da região) estarem nos Estados Unidos e do segundo país com maior quantidade de migrantes latino-americanos e caribenhos ser a Espanha (2,4 milhões de imigrantes), a Cepal aponta uma tendência à diminuição dos fluxos para fora da região e tendência ao crescimento de intercâmbio inter-regional, que aumentou 3,5%.
Por outro lado, o número de pessoas naturais dos Estados Unidos que imigraram para países da América Latina e do Caribe dobrou na última década, o que coincide com a crise econômica que atravessou o país. No México, por exemplo, o censo de 2010 registrou a entrada de 740 mil cidadãos dos EUA, um aumento de 106%.
O gráfico abaixo, para países selecionados, mostra a quantidade de residentes nascidos no exterior (barras) e a porcentagem da população que representam (linha).
América Latina e o Caribe (países com dados disponíveis): volume e proporção de imigrantes na população total, segundo país de residência, por volta de 2010
A Cepal propõe a construção de uma agenda para a inclusão dessa questão nas estratégias de desenvolvimento a partir de 2015. Segundo a organização, diante das constantes violações, é preciso defender os direitos humanos dos migrantes e se opor a medidas unilaterais e restritivas de alguns países em relação a outros.
Cerca de 28,5 millones de latinoamericanos y caribeños viven fuera de sus países de origen leia mais
Dobra o número de norte-americanos que imigram para a América Latina leia mais
Tendencias y patrones de la migración latinoamericana y caribeña hacia 2010 y desafíos para una agenda regional leia mais
Análise: Ana Luíza Matos de Oliveira, economista
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.