A Fundação Rosa Luxemburgo organiza evento com participação do sociólogo Michael Löwy, em visita ao Brasil, a para discutir uma visão ecossocialista como bússola para o trabalho político. O evento ocorre na sede da Fundação, em São Paulo, na quinta-feira, dia 6 de novembro, às 19 horas.

A filósofa Isabel Loureiro e Gerhard Dilger, diretor do escritório regional da FRL, conversarão com Löwy, autor de O que é o ecossocialismo?, cuja 2ª edição foi lançada pela Cortez Editora em agosto de 2014. Na pauta da conversa estarão a trajetória deste intelectual cosmopolita, sua relação com Rosa Luxemburgo, a existência (ou não) de um pensamento “ecológico” nos clássicos do marxismo, o debate sobre o decrescimento na Europa, o pós-extrativismo e as noções do que seja o “buen vivir” na América Latina.

O ecossocialismo
As manchetes trazem catástrofes ecológicas todos os dias. Contaminações graves de solo. O sumiço misterioso de abelhas. A falta d’água. O aumento das temperaturas. Quando não mencionam a ameaça sistemática das populações originárias pela expansão do extrativismo. Estamos em uma situação limite, não muito distante do que disse Rosa Luxemburgo sobre a primeira guerra mundial: “Aqui o capitalismo mostra sua caveira, aqui ele revela que seu direito histórico à existência acabou, que a continuidade de sua dominação não é mais reconciliável com o progresso da humanidade”.

É importante colocar, uma vez mais, que crescimento econômico desenfreado nunca se traduziu em progresso e bem-estar. A discussão a respeito do ecossocialismo presume que há alternativas além do capitalismo. Outras lógicas possíveis. Uma proposta para se alterar o rumo na via de mão única do crescimento econômico a qualquer preço. Refletir sobre o que seja o rumo para ‘el buen vivir’.

Isabel Loureiro é filósofa e especialista em Rosa Luxemburgo, organizadora e tradutora de muitas obras que discutem esta obra, como “Socialismo ou Barbárie – Rosa Luxemburgo no Brasil” (FRL) e “Rosa Luxemburgo – textos escolhidos“, Ed. UNESP.

Michael Löwy é sociólogo, autor de “O que é Ecossocialismo“, Ed. Cortez, entre outras obras. Seu último livro, publicado este ano, é “A jaula de aço: Max Weber e o marxismo weberiano” pela Ed. Boitempo.

Serviço
Debate “Ecossocialismo ou Barbárie”, com Isabel Loureiro e Michael Löwy
Dia 6/11/2014, quinta-feira, às 19 horas
Auditório da Fundação Rosa Luxemburgo
Rua Ferreira de Araújo, 36 – Pinheiros, São Paulo (SP)
Informações: (11) 3796-9901 ou www.rosaluxspba.org
Certificados: se você é estudante e deseja solicitar o certificado de presença, por favor, entre em contato com a Fundação Rosa Luxemburgo até 05/11 ([email protected] ou 11 3796-9901).

`