FPA Informa 212 – Taxa de desemprego em setembro é a menor da série histórica
212
22 de outubro de 2014
ECONOMIA NACIONAL
Taxa de desemprego em setembro é a menor da série histórica: A taxa de desemprego do mês de setembro registrada pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE foi de 4,9% – a menor taxa para o mês desde o início da série histórica, em 2002. O desemprego verificado foi inferior àquele previsto pelos analistas financeiros, que esperavam uma taxa de desemprego próxima a 5,1% em setembro. Além disso, o valor de 4,9% representa uma queda no desemprego em relação ao mês de agosto, que havia registrado 5% de desemprego. A redução no número de desempregados entre agosto e setembro foi de 3,1%, sendo de 10,9% se considerarmos a comparação de setembro de 2013 com setembro de 2014. O rendimento médio habitual do trabalhador também apresentou crescimento, fechando o mês em R$ 2.067,10, 0,1% superior ao valor registrado no mês de agosto e 1,5% superior na comparação com setembro de 2013.
Comentário: A manutenção do desemprego em patamares baixos é um dos grandes legados do primeiro governo Dilma para o país. Em meio à desaceleração global, ao agravamento da crise internacional e a um cenário interno complexo (devido às incertezas provocadas tanto pela crise, quanto pelo cenário político), a manutenção do emprego e da renda é uma conquista essencial, obtida por quase nenhum país do mundo. Na Europa, por exemplo, a taxa de desemprego média supera 10%, em alguns países chegando a mais de 20%. Entre os jovens, há países que registram mais de 50% de desemprego, tirando qualquer esperança de um futuro melhor. Esse cenário é em grande medida fruto das políticas econômicas recessivas impostas aos países europeus, que uma vez implementadas apenas aprofundaram a crise econômica e social. No caso brasileiro, a política macroeconômica se voltou para a manutenção do emprego, do salário e da renda, incentivando a produção e o consumo. Esta política, se não foi suficiente para fazer o país crescer no ritmo inicialmente desejado, foi bem sucedida em manter os atuais patamares historicamente baixos de desemprego, garantindo assim bases sólidas para o lançamento de um novo momento de crescimento e desenvolvimento no próximo período.
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.