Boletim Diário de Política Social 81 – OIT: Reunião Regional aponta desafios na formalização e combate ao trabalho infantil”
81
21 de outubro de 2014
OIT: Reunião Regional aponta desafios na formalização e combate ao trabalho infantil
A 18ª Reunião Regional Americana da Organização Internacional do Trabalho (OIT), levada a cabo em Lima (Peru) na semana passada, com delegados de toda a América, discutiu desafios relacionados à geração de emprego e à formalização, ainda baixa na região. O encontro é realizado a cada quatro anos desde 1936.
Sobre a formalização, o Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder, afirmou durante o evento que a taxa de informalidade nas Américas diminuiu, mas ainda é muito elevada e continua constituindo um grande desafio para a região. Ryder ainda relacionou as altas taxas de informalidade à alta desigualdade nas Américas (a mais alta do mundo), e destacou os avanços conquistados com relação ao emprego na região, com a contínua queda do desemprego e da pobreza, mas alertou que o momento atual merece atenção especial pela perda de dinamismo econômico regional e global. Dados para o Brasil mostram que o país tem avançado muito na geração de empregos formais, como mostra o gráfico abaixo, mas é preciso avançar ainda mais.
Além da informalidade, foi discutido no encontro o trabalho infantil, que persiste na região e agrava a iniquidade social, exacerba a desigualdade e aprofunda a vulnerabilidade social e econômica. De acordo com estimativas da OIT, na América Latina e no Caribe existem 12,5 milhões de crianças que são trabalhadores infantis, dos quais a grande maioria, 9,5 milhões, realizam trabalhos perigosos. Foi lembrado o compromisso que a América Latina e o Caribe assumiram de erradicar as piores formas de trabalho infantil até 2016 e o trabalho infantil em sua totalidade até 2020. No entanto, no ritmo atual de redução, estes objetivos só poderão ser atingidos em 2054.
A “Declaração de Lima” conclama ao debate sobre a desigualdade através de políticas sociais e econômicas integradas para promover inclusão social, trabalho decente e emprego produtivo, bem como advoga por políticas públicas contra discriminação e contra violações do direito de livre associação.
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.