FPA Informa 211 – IPCA-15 de outubro desacelera em relação à IPCA de setembro
211
21 de outubro de 2014
ECONOMIA NACIONAL
IPCA-15 de outubro desacelera em relação à IPCA de setembro: O IPCA-15, prévia do IPCA do mês e medido entre os dias 15 do mês de referência e do mês anterior, registrou alta de 0,48% em outubro. Esse dado, apesar de representar uma aceleração em relação ao IPCA-15 de setembro (0,39%), aponta para uma desaceleração do IPCA de outubro em relação ao de setembro, que foi de 0,57%. A alta do IPCA-15 foi puxada (assim como a alta do IPCA de setembro) pelo grupo alimentação e bebidas (que passou de alta de 0,28% em setembro para 0,69% em outubro) e pelo grupo habitação (de 0,72% para 0,80%). Um dos grandes motivos do aumento de preço nesses grupos é a persistente escassez de água no sudeste, que afeta custos de produção agricola. No acumulado de doze meses, o IPCA-15 permanece em 6,62%, enquanto acumula alta de 5,23% até outubro.
Comentário: O resultado do IPCA-15 de outubro traz duas boas notícias: a primeira, a desaceleração em relação ao IPCA de setembro, o que indica que o impacto de alta nos alimentos (particularmente das carnes) deve se reduzir neste mês; em segundo lugar, o fato do resultado ter se localizado abaixo da média das previsões do mercado, o que pode levar os analistas financeiros a reverem para baixo suas projeções de inflação para o fim do ano. No geral, as perspectivas para o IPCA até dezembro são positivas, tendo em vista que a pressão sobre os alimentos já refluiu nas últimas leituras dos preços no atacado, registradas nos IGPs, o que deve se refletir de alguma forma nas leituras do varejo dos próximos meses. As únicas pressões inflacionárias restantes são a possibilidade de reajuste dos combustíveis (em escala cada vez menor, dado o fim da defasagem de preços da Petrobras em relação aos preços internacionais) e eventuais reajustes no preço da água, devido a seca e a falta de abastecimento em SP. Afora isso, a possibilidade do IPCA de fechar o ano novamente dentro da meta é bastante elevada.
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.