No ultimo domingo, 12 de outubro, a Bolívia foi às urnas para reeleger o Presidente Evo Morales, pelo Movimiento al Socialismo (MAS). Os resultados oficiais devem sair em alguns dias, mas de acordo com pesquisas de boca de urna e com a contagem rápida dos votos, Morales chega a seu terceiro mandato com 61% dos votos no primeiro turno. O empresário Samuel Doria Medina ficou em segundo lugar, com cerca de 24%, e o ex-Presidente Jorge Quiroga obteve o terceiro lugar com 9% dos votos.
Segundo os números iniciais, a expectativa é que o MAS mantenha a maioria absoluta na Câmara e no Senado: as cifras indicam 80 deputados no total de 130 e 24 senadores no total de 36. A vitória comprova o êxito das políticas de inclusão social e política massiva da população indígena e camponesa, maioria antes alijada dos direitos básicos de cidadania no país. Estas eleições marcam também uma importante vitória de Evo na região mais rica da Bolívia, a chamada “meia lua”, composta pelos departamentos de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando, que em 2008 foram o centro das tentativas de desestabilização do governo do MAS. Nos últimos anos o governo Evo alcançou acordos com o setor empresarial desta região, por meio de créditos e garantias jurídicas, diminuindo assim a relação conflituosa com o governo central.
Destaca-se ainda na Bolívia a democratização dos meios de comunicação, com a criação de um jornal de ampla circulação, e de mecanismos de apoio a rádios universitárias, indígenas e comunitárias. No Brasil, cerca de 40 mil bolivianos estavam aptos a votar nas eleições presidenciais. A cidade de São Paulo é a segunda maior zona eleitoral fora da Bolívia, atrás apenas de Buenos Aires. Esta cifra poderia ser maior: embora o governo brasileiro tenha promovido em 2009 uma campanha de anistia e regularização para todos os imigrantes indocumentados, estima-se que 100 mil bolivianos ainda vivam em situação irregular em São Paulo.
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Este email foi enviado para %%emailaddress%%
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.