IGP-M fecha setembro abaixo das expectativas e cai no acumulado de 12 meses
FPA Informa 203 – IGP-M fecha setembro abaixo das expectativas e cai no acumulado de 12 meses
203
29 de setembro de 2014
ECONOMIA NACIONAL
IGP-M fecha setembro abaixo das expectativas e cai no acumulado de 12 meses: O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), calculado pela FGV, encerrou o mês de setembro com alta de 0,20%, contra alta de 1,5% no mesmo mês de 2013. Este resultado surpreendeu os analistas financeiros, que em média esperavam uma alta maior, de 0,34% no índice de preços. A volta do IGP-M ao campo positivo, após meses de variação negativa, foi puxada pela alta nos preços no atacado, calculados pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que tem peso de 60% na composição final dos IGPs. Neste mês, o IPA avançou 0,13%, contra queda de 0,45% no mês anterior. Tal aumento foi influenciado tanto pela alta nos produtos agropecuários (de -0,93% para 0,10%) quanto nos produtos industriais (-0,27% para 0,14%). O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) também apresentou avanço, saindo de 0,02% em agosto para 0,42% em setembro. O único índice que desacelerou foi o Índice Nacional da Construção Civil (INCC), que representa 10% do IGP e caiu de 0,19% em agosto para 0,16% neste mês. Com este resultado em setembro, o IGP-M acumula alta de 1,76% no ano e 3,54% no acumulado de 12 meses.
Comentário: O ritmo lento de aumento dos preços no atacado é reflexo, em grande medida, da queda no ritmo de atividade e da manutenção do câmbio em patamares estáveis. A recente volatilidade da taxa de câmbio não afetou o IPA no mês de setembro, mas poderá causar algum impacto nos meses vindouros caso se mantenha próxima a R$ 2,45, como está no dia de hoje. Por outro lado, a manutenção das taxas de inflação no atacado em patamares baixos, próximos a 0%, como foi neste mês de setembro, tende a manter o IPCA dentro da meta até o final do ano, fato corroborado tanto pelo Banco Central quanto pelo mercado financeiro, que projetam alta de 6,3% nos preços em 2014. A questão decisiva para sabermos se a inflação irá se manter dentro do teto da meta novamente no ano de 2014 está centrada em duas variáveis: em primeiro lugar, o aumento dos preços dos combustíveis, programada para o final de 2014 mas ainda de magnitude incerta. Em segundo lugar, o impacto de uma eventual desvalorização cambial nos preços no atacado e como tais aumentos serão repassados para os preços no varejo. Apesar destas duas “incertezas”, a possibilidade de a inflação ultrapassar o teto da meta em 2014 deve ser considerada baixa, dada a atual trajetória de preços registrada.
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Este email foi enviado para %%emailaddress%%
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.