FPA Informa 201 – IPCA-15 sobe em setembro puxado por alta no preço das carnes
201
19 de setembro de 2014
ECONOMIA NACIONAL
IPCA-15 sobe em setembro puxado por alta no preço das carnes: O IPCA-15 apresentou alta de 0,39% no mês de setembro, superior ao aumento de 0,27% registrado no mês imediatamente anterior. Influenciado principalmente por um aumento maior no grupo alimentos, que subiu 0,28% após ter apresentado deflação de 0,32% em agosto, o IPCA-15 também sofreu influência da mudança de rumo nos preços de vestuário (-0,18% para 0,17%), comunicação (-0,84% para 0,56%) e despesas pessoais (-0,67% para 0,31%). Quando se desagrega o grupo alimentos, percebe-se que as maiores pressões altistas partiram de alimentos como a carne, que teve alta de 2,3%, e do leite, com alta de 1,47%. Com este resultado, o IPCA-15 saiu de um acumulado de 12 meses em agosto de 6,49% para 6,62% em setembro, sendo que nos últimos três meses a inflação acumulada é de 0,70%, contra alta de 0,50% registrada nos três meses equivalentes no ano de 2013.
Comentário: A alta já antecipada do IPCA-15 surpreendeu parte do mercado por sua intensidade, que esperava em média uma elevação de 0,34%. Não há, por hora, nenhum sinal de que esse comportamento altista irá se manter ou se alastrar pelo restante da economia, mas pressões pontuais de preços (como a verificada nas carnes nesta leitura) sempre são capazes de se ramificar pelo tecido econômico em economias tão indexadas como é o caso da brasileira. O cenário de baixo crescimento da demanda, de contenção do crédito pelos bancos e de câmbio estabilizado contribui de maneira decisiva para a manutenção da inflação em patamares baixos, similares àqueles verificados no ano de 2013 e, portanto, sem motivo para se acreditar na superação do teto da meta. No limite, sempre é facultado ao governo parcelar o aumento do preço dos combustíveis, retirando parte da pressão inflacionária prevista para o ano de 2014. No entanto, o cenário inflacionário, apesar de temporariamente apaziguado, sempre merece atenção, particularmente em situações como a atual onde o acumulado da inflação passada ainda pesa na memória das pessoas.
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Este email foi enviado para %%emailaddress%%
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.