ONU prepara a primeira Conferência Mundial sobre Povos Indígenas

Boletim Diário de Política Social 67 – ONU prepara a primeira Conferência Mundial sobre Povos Indígenas

FPA Informa - Política Social 67
 
FPA Informa - Política Social 67

67

18 de setembro de 2014

ONU prepara a primeira Conferência Mundial sobre Povos Indígenas


A primeira Conferência Mundial sobre Povos Indígenas, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), ocorrerá nos próximos 22 e 23 de setembro de 2014.

Segundo representantes dos indígenas, a mensagem principal da conferência será a da necessidade de melhoria das condições socioeconômicas desses povos. Chamam a atenção para os desafios na efetivação dos direitos dos indígenas quanto ao acesso à terra, garantia de suas expressões culturais, superação da pobreza e representatividade: seu direito à autodeterminação. Já outros representantes dos povos indígenas asseguram que foram excluídos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e que querem influenciar na nova agenda, a ser definida no próximo ano. Aproveitar a vivência indígena para cumprir os objetivos de desenvolvimento de redução da fome e alcançar a segurança alimentar também tem grande potencial.

Estima-se que existam mais de 350 milhões de indígenas espalhados por 70 países em todo o mundo. No Brasil, segundo o Censo de 2010, há 817.963 indígenas, que representavam 0,41% da população brasileira naquele ano. Atualmente encontramos no território brasileiro 240 povos, falantes de mais de 150 línguas diferentes. A maior parte dessa população distribui-se por milhares de aldeias, situadas no interior de 691 Terras Indígenas, de norte a sul do território nacional. Estima-se que, na época da chegada dos europeus, fossem mais de 1.000 povos, somando entre 2 milhões e 4 milhões de pessoas.



Para ler mais
:

ONU se prepara para primeira Conferência Mundial sobre Povos Indígenas
leia mais

Indígenas – IBGE
leia mais

População indígena no Brasil
leia mais

Indígenas presentes na agenda de desenvolvimento da ONU
leia mais

Análise: Ana Luíza Matos de Oliveira, economista
Acesse: www.fpabramo.org.br
FPA Informa - Política Social 67
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Este email foi enviado para %%emailaddress%%