ONU prepara a primeira Conferência Mundial sobre Povos Indígenas
Boletim Diário de Política Social 67 – ONU prepara a primeira Conferência Mundial sobre Povos Indígenas
67
18 de setembro de 2014
ONU prepara a primeira Conferência Mundial sobre Povos Indígenas
A primeira Conferência Mundial sobre Povos Indígenas, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), ocorrerá nos próximos 22 e 23 de setembro de 2014.
Segundo representantes dos indígenas, a mensagem principal da conferência será a da necessidade de melhoria das condições socioeconômicas desses povos. Chamam a atenção para os desafios na efetivação dos direitos dos indígenas quanto ao acesso à terra, garantia de suas expressões culturais, superação da pobreza e representatividade: seu direito à autodeterminação. Já outros representantes dos povos indígenas asseguram que foram excluídos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e que querem influenciar na nova agenda, a ser definida no próximo ano. Aproveitar a vivência indígena para cumprir os objetivos de desenvolvimento de redução da fome e alcançar a segurança alimentar também tem grande potencial.
Estima-se que existam mais de 350 milhões de indígenas espalhados por 70 países em todo o mundo. No Brasil, segundo o Censo de 2010, há 817.963 indígenas, que representavam 0,41% da população brasileira naquele ano. Atualmente encontramos no território brasileiro 240 povos, falantes de mais de 150 línguas diferentes. A maior parte dessa população distribui-se por milhares de aldeias, situadas no interior de 691 Terras Indígenas, de norte a sul do território nacional. Estima-se que, na época da chegada dos europeus, fossem mais de 1.000 povos, somando entre 2 milhões e 4 milhões de pessoas.
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Este email foi enviado para %%emailaddress%%
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.